Em assembleia geral extraordinária, conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS aprovaram a liberação de recursos para o desenvolvimento de um novo módulo para a Plataforma de Defesa Sanitária Animal do estado (PDSA-RS). A plataforma, desenvolvida por professores e alunos do Colégio Politécnico da UFSM, tem como principal objetivo levar agilidade aos profissionais envolvidos na certificação sanitária animal do estado. Nessa nova etapa, através de um acordo de cooperação técnica, será possível a emissão de DTAM – Declaração de Trânsito de animais Mortos ou Resíduos da Pecuária e outros serviços relacionados ao descarte de animais por meio de um sistema informatizado específico.
Os módulos da plataforma permitem o acompanhamento de todo o processo em tempo real, garantindo celeridade, rastreabilidade e confiabilidade na certificação. Seguindo os requisitos da Instrução Normativa 48 do Ministério da Agricultura, que trata sobre o tema de destinação de animais mortos (não abatidos) em granjas ou propriedades rurais, a ferramenta vem gerando resultados positivos para a relação entre os produtores, as indústrias e o Estado.
Coordenado pelo professor Alencar Machado, do Colégio Politécnico da UFSM, o projeto do Colégio Politécnico tem a intenção de seguir proporcionando a organização sistêmica das atividades e garantir o desenvolvimento e proteção sanitária das atividades de produção.
(Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM)
Confira na matéria da Revista Arco informações sobre a plataforma de certificação online de granjas avícolas também desenvolvida pelo acordo de cooperação técnica entre Colégio Politécnico da UFSM e Fundesa.