As atividades, voltadas para a divulgação científica e educação ambiental, contaram com diversas oficinas educativas, incluindo: “As mudanças climáticas em mapas: sequência didática para a Quarta Colônia/RS”, “Entendendo conceitos básicos de Hidrogeologia utilizando modelos de baixo custo”, “Experimentoteca em solos”, “Oficina de Fotografia Básica”, “Oficina sobre Desinformação Climática” e “Processo de ensino-aprendizagem de prevenção de enchentes e preservação da natureza na Quarta Colônia”.
Os projetos “Geografar a Quarta Colônia” e “Memorar QC” mobilizaram mais de 10 docentes da UFSM, além de 45 estudantes de graduação e pós-graduação, que atuaram em atividades didáticas e interativas com quase 100 alunos da educação básica da região. Essa ampla colaboração entre docentes, universitários e estudantes da comunidade local contribuiu para criar um ambiente de aprendizado prático e inclusivo, onde foram exploradas questões como mudanças climáticas e sustentabilidade, adaptadas à realidade e aos desafios enfrentados pela Quarta Colônia.
A realização dessas atividades é um exemplo da importância da extensão universitária para o fortalecimento do vínculo entre academia e comunidade, promovendo uma educação ambiental crítica e participativa que ajuda a comunidade local a conhecer melhor a região da Quarta Colônia. Ao abordar questões como mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos e prevenção de enchentes, essas oficinas contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável e para a formação de uma sociedade mais informada e preparada para os desafios climáticos do futuro.
Para mais informações sobre os projetos, clique aqui.