Na ultima semana (19), estudantes e docentes dos cursos de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizaram um trabalho de campo essencial para o projeto “Geografar a Quarta Colônia”. Essa atividade, vinculada ao “Memorar QC – Memorial das Águas e Resiliência Climática da Quarta Colônia”, permitiu a coleta de dados relevantes sobre a geologia, hidrogeografia e os impactos das chuvas intensas que afetaram a região em abril e maio de 2024.
Durante o trabalho de campo, foram realizadas explanações sobre as consequências das chuvas, com foco em áreas de risco e na análise dos processos geográficos envolvidos. Os dados coletados não apenas avançarão as pesquisas acadêmicas, mas também servirão para a elaboração de materiais de divulgação científica e oficinas pedagógicas nas escolas da Quarta Colônia em novembro de 2024.
O projeto “Geografar a Quarta Colônia” é uma iniciativa coletiva e interdisciplinar que visa fomentar a prática extensionista entre estudantes e docentes da Geografia Licenciatura e Bacharelado da UFSM. Com execução prevista até abril de 2025, o projeto busca produzir recursos pedagógicos e promover oficinas que abordem a tragédia climática vivenciada na região.
Orientado por dois eixos principais: Educação geográfica em tempos de crise e Divulgação científica, o projeto pretende discutir as mudanças climáticas e os desastres naturais ocorridos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e preparada para enfrentar desafios climáticos futuros. As oficinas e sequências didáticas, que serão implementadas em escolas parceiras, têm como objetivo estimular reflexões críticas sobre os eventos climáticos e suas consequências.
Complementarmente, o projeto “Memorar QC” representa uma iniciativa interdisciplinar de extensão da UFSM, com duração até julho de 2026, que visa documentar os impactos físicos e socioculturais da tragédia climática de maio de 2024. Além de registrar esses eventos, busca recuperar a memória das inundações de 1941, promovendo a conscientização sobre a resiliência e sustentabilidade na relação com a natureza. Estruturado em quatro eixos principais: Cartografia dos Desastres, A Estética das Águas, História Oral das Comunidades Afetadas e Educação Ambiental, o projeto conta com parcerias de diversos programas de pós-graduação da UFSM. As ações incluem exposições permanentes e itinerantes, oficinas educativas e mapeamentos participativos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios climáticos futuros. Com isso, espera-se fortalecer o capital social da comunidade e promover um modelo de desenvolvimento sustentável no Geoparque Quarta Colônia.
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Ambas iniciativas se alinham ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM, reforçando o compromisso da universidade com a educação de qualidade e a curricularização da extensão. Através da colaboração entre academia e comunidade, os projetos Geografar a Quarta Colônia e Memorar QC esperam gerar um impacto positivo na conscientização sobre a resiliência climática e a importância da educação geográfica em tempos de crise.
Texto: Geografia CCNE/UFSM e Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.