A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem se empenhado em diversificar e ampliar as ações de extensão nos campi fora da sede. Como parte desse trabalho, a PRE promoveu, em 2024, a seleção de ações vinculadas aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) dos campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, incentivando projetos alinhados às necessidades locais.
Ao longo do último ano, a Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE) foi responsável pela realização dos “Diálogos Extensionistas”, com edições nos três campi. A iniciativa, também nomeada como “Caravanas da Extensão”, teve o objetivo de reunir docentes, técnicos-administrativos e estudantes para discutir os desafios da inclusão de atividades de extensão nos currículos de graduação.
Além disso, a PRE organizou os “Fóruns Regionais Permanentes de Extensão”, contando com a participação das comunidades dos quatro campi da UFSM. Os encontros possibilitaram a apresentação das ações desenvolvidas por meio do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) e do Edital COREDE 2024.
No primeiro semestre de 2024, a Casa Verônica (CV), vinculada ao Observatório dos Direitos Humanos (ODH), realizou rodas de conversa nos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, com a coordenação da psicóloga Fernanda Alves e do assistente social Ricardo Pereira De Felippe. Os objetivos foram apresentar iniciativas da Casa Verônica (como a campanha Medusas), a Política de Igualdade de Gênero e os serviços oferecidos pelo projeto, buscando estabelecer uma rede de enfrentamento à violência de gênero na Universidade.
No segundo semestre, a Casa Verônica também ofereceu uma capacitação sobre questões de diversidade, gênero e assédio, com a participação de 15 docentes do departamento de comunicação do Campus Frederico Westphalen. A atividade incluiu apresentação de relatos e diálogos, com mediação da psicóloga Fernanda Oliveira Alves e da advogada Elizandra Tatsch.
Durante a atividade, a técnica em assuntos educacionais Rone Maria Rachele, do Observatório de Direitos Humanos, conduziu uma reunião com os coordenadores dos projetos contemplados pelos editais do ODH e CV. Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas ao longo de 2024 e discutidas iniciativas para 2025. O encontro serviu para avaliar o sucesso e a efetividade das propostas, fortalecendo o planejamento e a articulação das ações futuras.
O Observatório dos Direitos Humanos também esteve na UFSM-FW durante a formatura promovida pelo projeto “Ressocializar: um ato de amor”, voltado à realização de ações de extensão com cidadãos em situação de cárcere. O projeto foi outro dos contemplados no edital do ODH.
Confira nas notícias relacionada outras ações de extensão específicas nos campi de Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões:
Parceria com escolas e comunidade: extensão no Campus Frederico Westphalen em 2024
Educação ambiental e resiliência: extensão no Campus Cachoeira do Sul em 2024
Atenção à saúde e Projeto Rondon: extensão no Campus Palmeira das Missões em 2024
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE)
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)