A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) auxiliou a realização de diferentes ações de extensão no Campus Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-FW) em 2024. Além do tradicional Fórum Regional Permanente de Extensão, a unidade recebeu uma edição dos “Diálogos Extensionistas”, em 30 de outubro, e rodas de conversa da Casa Verônica.
Entre as ações de extensão, estão também os projetos incentivados pelo edital do Observatório de Direitos Humanos (ODH). Um deles é o “Ressocializar: um ato de amor”, iniciativa vinculada ao Projeto Comunicare RP, coordenado por Lana Campanella, professora do Departamento de Ciências da Comunicação na UFSM-FW.
O projeto promove ações no Presídio Estadual de Frederico Westphalen, voltadas para cidadãos em situação de cárcere. O objetivo das oficinas e atividades é fortalecer habilidades profissionais e interpessoais, facilitando o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho, além de estimular o hábito de leitura e resgatar a dignidade e autoestima.
Durante o período de calamidade pública no Rio Grande do Sul, voluntários da UFSM-FW formaram equipes em parceria com empresas para organizar kits de material escolar, brinquedos e materiais para colorir. O esforço conjunto de professores, técnicos e alunos também permitiu a produção de seis quilos de bolachas. Posteriormente, alimentos e kits foram doados para comunidades afetadas pelo desastre socioambiental.
Outra das iniciativas ligadas ao “Reconstrução RS” no campus foi a série de programas em áudio “Verdade ou Mentira?”, produzida pelo Grupo de Pesquisa Desinfomídia. A ação de extensão levou checagens de fatos, realizadas pelas principais agências do país sobre a crise climática no Rio Grande do Sul, a emissoras de rádio parceiras.
As ações de extensão também incluíram projetos contemplados no edital COREDEs da PRE. Entre as iniciativas, destacam-se atividades voltadas às áreas da educação e da conscientização ambiental, desenvolvidas principalmente em parceria com escolas locais.

Sobre os projetos
Coordenado por Ricardo Cocco, servidor da UFSM-FW, o projeto “Jovens olhares sobre as escolas do Ensino Médio do COREDE Médio Alto Uruguai” estimulou estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro a produzirem fotografias sobre sua realidade. Parte das imagens foi selecionada para compor o calendário institucional da UFSM-FW 2025. O principal objetivo da iniciativa foi despertar o olhar dos estudantes e desenvolver seu espírito crítico e senso de pertencimento ao contexto local e regional.
Seguindo uma linha semelhante, o projeto “Aproximando a UFSM/FW de escolas públicas de Ensino Médio através da Experimentação Química” proporciona experimentos de química para estudantes da escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, com foco na qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Por meio do projeto “Ações de conscientização ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos em municípios do Médio Alto Uruguai”, a PRE apoiou a realização de palestras, jogos, concursos de desenhos e o incentivo à instalação e operação de sistemas de compostagem doméstica, todas iniciativas voltadas ao gerenciamento de resíduos. A coordenação foi realizada por Willian Fernando de Borba, professor do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental da UFSM-FW.
Professor do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM-FW, Joel da Silva coordenou o projeto “Implantação e Validação da Plataforma Alimento de Origem”. Com apoio do Edital Coredes 2024, a iniciativa estabeleceu parceria com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU) para o monitoramento de produtos da agricultura familiar regional.
Outro projeto contemplado foi “Planejamento de sistemas de produção agropecuária na Região do Médio Alto Uruguai – RS”. Coordenado por Arlindo Jesus Prestes de Lima, professor do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais da UFSM-FW, a ação teve como objetivos a identificação e caracterização de sistemas de produção típicos e emergentes praticados pelos agricultores regionais, além da realização de análises técnicas dos sistemas de produção e zoneamento agroclimático.
A Pró-Reitoria de Extensão também ajudou a financiar projetos por meio do edital FIEX. Entre eles, estão:
- “Água potável para a sociedade – Instituição parceira: proprietários rurais”;
- “Ampliando caminhos do conhecimento pela OBMEP – Instituição parceira: Escola de Ensino Fundamental Santo Inácio”;
- “Ações de conscientização ambiental com ênfase no gerenciamento de resíduos sólidos em municípios do Médio Alto Uruguai – Instituição parceira: Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Finzito”;
- Ações de educação ambiental em escolas da região de Frederico Westphalen – RS – Instituição parceira: Escola de Ensino Fundamental Santo Inácio”.
Matéria relacionada: Retrospectiva: PRE intensifica ações de extensão nos campi em 2024
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE)
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)