O Campus Cachoeira do Sul da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-CS) realizou várias ações e projetos com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) em 2024. A Unidade sediou a edição dos “Diálogos Extensionistas” no dia 8 de outubro de 2024, além de receber o Fórum Regional Permanente de Extensão e rodas de conversa da Casa Verônica (CV).
No âmbito do “Reconstrução RS”, as ações de extensão impulsionaram a comunidade na criação do SOS Cachoeira do Sul, coordenado por Nelson Knak Neto, professor do curso de Engenharia Elétrica do Campus Cachoeira do Sul. Junto a alunos voluntários, o projeto ofereceu serviços de limpeza e checagem de equipamentos eletrônicos molhados durante a enchente.
A UFSM-CS também teve projetos financiados pelos editais COREDEs e FIEX (Fundo de Incentivo à Extensão). As ações contemplaram iniciativas voltadas para a educação ambiental e climática, além de promover a alimentação e culinária com base em práticas agroecológicas e sustentáveis.

Conheça os projetos
Entre as ações de extensão do edital COREDES, destaca-se o projeto “Ações e práticas sustentáveis na educação ambiental”, coordenado por Deise Maria Cirolini Milbradt, professora de Engenharia na UFSM-CS. A ação trabalha a intersecção entre raciocínio lógico, matemático e estatístico com a conscientização ambiental, por meio de atividades lúdicas realizadas com estudantes do ensino fundamental e médio. Além de colaborar com a aprendizagem de temas relacionados à matemática, o projeto estimula a sensibilização para a preservação ambiental.
Diante da necessidade de identificar riscos climáticos na infraestrutura urbana, o projeto “Infraestrutura resiliente: gestão integrada de riscos climáticos, materiais e operacionais” busca contribuir com estudos e análises técnicas para instituições públicas e privadas. A iniciativa é coordenada por Lucas Delongui, professor de Engenharia da UFSM-CS, e envolve a identificação de ameaças, o desenvolvimento de soluções e a implementação de práticas sustentáveis.
O meio ambiente também é um dos eixos do projeto “PaComê: promovendo produção, alimentação e culinária da terra”. A ação, realizada em parceria entre UFSM-CS e Universidade Federal de Goiás (UFG), promove a produção de conteúdo digital sobre temas relacionados à produção, preparação e alimentação, com um olhar direcionado à diversidade dos múltiplos biomas brasileiros, à adaptação às mudanças climáticas e à valorização do patrimônio cultural. A coordenação é feita por Mariana Vieira Coronas, professora Programa de Pós-graduação em Agrobiologia da UFSM.
Outro projeto financiado pela PRE no Campus de Cachoeira do Sul foi o “ReCiclo – integrando resíduos aos ciclos produtivos”, também conectado à educação ambiental ao promover a produção de fertilizantes orgânicos e organominerais. Com coordenação de Paulo Ademar Avelar Ferreira, professor de Engenharia Agrícola na UFSM-CS, a ação de extensão procura contribuir para o desenvolvimento sustentável das indústrias locais.
Por meio do edital FIEX, a PRE também tem colaborado para a realização de outros projetos, como “Equipes de competições universitárias” e “Diagnósticos e soluções de qualidade de energia: Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí Ltda”.
Matéria relacionada: Retrospectiva: PRE intensifica ações de extensão nos campi em 2024
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE)
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)