Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Prevenção da Sífilis na Gestação

DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E MONITORAMENTO DA SÍFILIS NA GESTAÇÃO

Apresentação

Objetivo: apoiar a implementação da vigilância epidemiológica e do manejo clínico da sífilis gestacional a partir da qualificação da conduta dos profissionais de saúde ao disponibilizar informações para o diagnóstico, o tratamento e o monitoramento deste agravo, tendo em vista a prevenção da transmissão vertical.

A quem se destina: profissionais de saúde, no Brasil, que têm o respaldo legal para a investigação, o tratamento e o monitoramento da sífilis gestacional.

Referências: para elaborar este site, utilizamos os seguintes documentos:

  • Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais (PCDT TV, MS, 2ª ed. revisada, 2022)
  • Fluxogramas para Manejo Clínico das IST (MS, 1ª ed, 2021)
  • Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) (PCDT IST, MS, 2020)
  • Fluxograma de mesa para diagnóstico de sífilis em mulheres no pré-natal, parto e puerpério (MS, 2019)
Fluxogramas IST, 2021, pg 54

Financiamento

Este produto decorre de projeto financiado pelo CNPQ/EBSERH (Chamada CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 18/2021, Faixa B, Grupos Consolidados, UNIVERSAL 2021, Processo 404047/2021-1). Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e ao Grupo de Pesquisa Cuidado às Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS), ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS, Brasil.


Organização

InstituiçãoEquipe
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade

Raylton Aparecido Nascimento, mestrando
Stela Maris de Mello Padoin, docente orientadora
Tassiane Ferreira Langendorf, docente coorientadora
Gabriela Coden Polletti, IC CNPq
Gabriela Colombi de Lima, AT/NS CNPq
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM
PET Ciência da Computação
Giovane Rubert Librelotto, docente e tutor PET
Augusto Pagnossim Frigo, bolsista
Henrique Liesenfeld Krever, bolsista
Prefeitura Municipal de Santa Maria, PMSM Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, enfermeira
Mateus Selle Denardin, médico
Bruna Dedavid da Rocha, enfermeira
Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, SES-RS, 4ª CRS Maclaine de Oliveira Roos, médica

Usando o site


Por serem os mais disponíveis na nossa rotina clínica, usamos neste site o teste rápido (TR) como padrão para teste treponêmico e o VDRL como padrão para teste não treponêmico.


O rastreamento e a investigação para sífilis na gestação devem ser realizados, no mínimo, na primeira consulta de pré-natal, no início do terceiro trimestre (28ª semana), na internação para o parto, em caso de aborto/natimorto e em situação de exposição de risco/violência sexual.

Nesse contexto, também se deve atentar e oferecer testagem para os casos de gestante com sinais clínicos de sífilis primária ou secundária, quando houver história de parceria sexual com diagnóstico de sífilis, e no puerpério, quando não houver registro de teste para sífilis durante o pré-natal.


Dado o atual cenário epidemiológico da sífilis no Brasil, recomenda-se o tratamento imediato de gestantes após somente um teste reagente para sífilis (treponêmico ou não treponêmico), independentemente da presença de sinais e sintomas da doença.


Havendo suspeita de sífilis primária ou secundária em pessoas sintomáticas e impossibilidade de realização de qualquer teste diagnóstico, recomenda-se tratamento empírico imediato para sífilis recente, assim como para as parcerias sexuais.


A partir desse entendimento, dividimos o conteúdo do site em 3 grandes blocos, que agrupam as informações para a correta abordagem de diagnóstico, tratamento e monitoramento da sífilis gestacional, com base nas mais recentes recomendações do Ministério da Saúde.

DiagnósticoTratamentoMonitoramento