Em assembleia geral extraordinária, conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul aprovaram a liberação de R$ 564 mil para o desenvolvimento de um novo módulo para a Plataforma de Defesa Sanitária Animal do estado (PDSA-RS).
Lançada em setembro de 2020, através de um acordo de cooperação técnica, a PDSA-RS foi desenvolvida por pesquisadores do Colégio Politécnico da UFSM, com o objetivo de levar agilidade aos profissionais envolvidos na certificação sanitária animal do estado. Coordenado pelo professor Alencar Machado, o projeto tem a intenção de proporcionar a organização sistêmica das atividades e garantir o desenvolvimento e proteção sanitária das atividades de produção.
Nessa nova etapa, será possível a emissão de Declaração de Trânsito de Animais Mortos e Resíduos da Pecuária, entre outros serviços relacionados ao descarte de animais, por meio de um sistema informatizado específico. Os módulos da plataforma permitem o acompanhamento de todo o processo em tempo real, garantindo celeridade, rastreabilidade e confiabilidade na certificação. Seguindo os requisitos da Instrução Normativa 48 do Ministério da Agricultura, que trata sobre o tema de destinação de animais mortos (não abatidos) em granjas ou propriedades rurais, a ferramenta vem gerando resultados positivos para a relação entre os produtores, as indústrias e o estado.
Outras iniciativas
O grupo também atuou no desenvolvimento de uma plataforma de certificação online de granjas avícolas, através de uma parceria público-privada da Universidade com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa/RS), a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul (SFA-RS) e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico