OS Laboratórios de Alimentos e Farmácia torna pública a seleção para estudantes colaboradores/as(auxiliares) durante o Descubra UFSM 2024:
1. CRONOGRAMA
Datas | Etapas |
10/09/2024 | Publicação do Edital |
10 a 12/09/2024 | Período de inscrições |
13/09/2024 | Período destinado à analise das inscrições |
16/09/2024 | Período destinado à realização das entrevistas |
17/09/2024 | Publicação do Resultado Preliminar |
18/09/2024 | Período destinado aos Recursos à Seleção |
19/09/2024 | Período para análise dos Recursos à Seleção |
23/09/202 | Publicação do Resultado final da seleção |
De 26 a 28 de setembro de 2024 | Descubra UFSM 2024 |
2. DA SELEÇÃO
Serão selecionados/as estudantes para colaborar(auxiliar) com o Laboratório de Carnes, Laboratório de Leites, Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças e Laboratório de Práticas Farmacêuticas durante o Descubra UFSM 2024, que ocorrerá de 26 a 28 de setembro de 2024. A seleção terá como público alvo estudantes da UFSM, devidamente matriculados, com situação ativa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
3. DAS VAGAS
Serão disponibilizadas as 4 vagas, uma para cada laboratório.
4. REQUISITOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO E CONCORRER ÀS VAGAS
Os requisitos para concorrer às vagas são:
I – Ser aluno/a da UFSM, regularmente matriculado/a, com situação ativa;
II – Preferencialmente, possuir experiência e/ou habilidades para auxiliar em atividades e processos semelhantes, conforme descrito no item 4
III –Participar de treinamento presencial no dia 25 às 09 h, na Sala 117, Bloco A, Colégio Politécnico da UFSM.
IV – Possuir conta-corrente pessoal (código 001), preferencialmente, no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para viabilizar implantação da bolsa, não sendo permitidas contas bancárias conjuntas ou de terceiros, conta salário, conta poupança, conta fácil ou outras que exijam código de identificação de transferência diferente do código 001.
V – Estudantes candidatos/as já selecionados/as em qualquer outra seleção que envolva o Descubra UFSM (atividades de outros setores), e que irão atuar nos dias do evento, não poderão concorrer à nova seleção.
5. ATIVIDADES
Os/as candidatos/as selecionados/as irão executar as seguintes atividades:
1. Recepção e Introdução ao Laboratório: Receber o grupo de alunos e apresentar uma visão geral do laboratório, explicando seus objetivos, projetos em andamento e a importância do trabalho realizado, em cada laboratório.
2. Atividades desenvolvidas no laboratório – citar atividades de ensino, pesquisa e extensão.
3. Mostra dos Equipamentos e utensílios Utilizados: exposição dos principais utensílios e equipamentos, explicando suas funções.
4. Sessão de Perguntas e Encerramento: Reservar um momento para que os alunos façam perguntas e possam tirar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido no laboratório.
6. DA INSCRIÇÃO
Período da inscrição: 10 a 12/09/2024, até às 23h59min.
Procedimentos para realização da inscrição: as inscrições deverão ser feitas Formulário Google com inserção dos documentos solicitados pelo presente Edital.
7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
A Comissão de Seleção será composta por Dejanir Pissinin, Luciano Klat e Magda Aita Monego.
8. DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção e constará da análise das inscrições, conforme procedimento descrito no item 6 deste Edital. Os critérios de seleção estão diretamente relacionados com a comprovação, na inscrição, dos requisitos, experiências e habilidades (exigidas por este Edital) para a execução das atividades já descritas conforme vaga pretendida. A seleção será presencial, com entrevista no dia 16/09/2024, das 14 h às 17 h, por ordem de
chegada. Local: Sala 117, Bloco A, Colégio Politécnico da UFSM.
A ficha de avaliação dos/as candidatos/as, com os respectivos critérios, está disponível no Anexo I deste Edital.
Em caso de empate entre candidatos/as, os critérios de desempate serão os seguintes:
a) idade mais elevada, de acordo com o parágrafo único do art. 27 da Lei Nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso);
b) maior tempo de experiência (comprovada) na área de atuação relativa a esta seleção.
9. DO RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado da seleção obedecerá à ordem de classificação dos/as candidatos/as, assim como dos/as suplentes.
10. DOS RECURSOS DO RESULTADO PRELIMINAR
Do Resultado Preliminar caberá recurso, que deverá ser encaminhado por e-mail, conforme as instruções que seguem:
I – Os Recursos do Resultado Preliminar devem ser encaminhados para o e-mail magda.monego@ufsm.br no prazo do Item 1 deste Edital (Cronograma);
II – Os Recursos tratados no inciso anterior deverão ser dirigidos à Comissão de Seleção, com argumentação e justificativas sobre as respectivas razões de recurso, bem como da solicitação de reconsideração.
11. DA BOLSA DE RECURSOS PRÓPRIOS
11.1 Os/as candidatos/as selecionados/as irão receber uma bolsa no valor de R$50,00, por turno de atividade realizada, totalizando até R$300,00, que será paga em uma única parcela, relativo ao trabalho desenvolvido durante os três dias do evento.
11.2 Caso o/a estudante não participe em todos os turnos terá o desconto do pagamento da bolsa, conforme descrito no item anterior.
12. DO DESLIGAMENTO DAS ATIVIDADES
O/a candidato/a selecionado/a será desligado/a das atividades, sem direito a bolsa, se:
I – Não realizar ou tumultuar os trabalhos inerentes às atividades descritas neste Edital;
II – Não apresentar conduta e comportamento ético inerentes ao desempenho das atividades;
III – Não participar do treinamento obrigatório;
13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos serão tratados pela Comissão de Seleção.
Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail magda.monego@ufsm.br . A constatação de quaisquer irregularidades e/ou ilegalidades na apresentação da documentação de inscrição implicará desclassificação do/a candidato/a.