Seleção de Bolsista de Iniciação Cientifica FIPE para Projeto de Pesquisa Nº 057414: “Trajetórias de estudantes de Ensino Profissional Tecnológico”

O professor(a) Alejandro Lezcano Schwarzkopf da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) torna público(a) a abertura de inscrições para seleção de acadêmicos dos cursos de graduação e/ou profissionalizante das escolas técnicas da Universidade Federal de Santa Maria para Bolsa de Iniciação Científica obtida  junto ao Edital FIPE 002/2024. As informações sobre a bolsa e os demais detalhes sobre requisitos e exigências do bolsista constam no Edital FIPE 002/2024 e que  devem ser consultadas antes de se  submeter ao processo de seleção.

1. OBJETO

Título do Projeto Trajetórias de estudantes de Ensino Profissional Tecnológico
Unidade de Ensino Colégio Politécnico
Departamento/Laboratório Colégio Politécnico
Registro na UFSM n° 057414
Área do CNPq (3º nível) CIÊNCIAS HUMANAS
Número de vagas 1 (uma)

2. CRONOGRAMA

Atividade Período
Prazo de inscrição dos candidatos 23 a 27 de agosto de 2024
Avaliação dos candidatos, entrevistas.  28 de agosto de 2024
Divulgação do resultado preliminar  até 29 de agosto de 2024
Prazo para solicitação de reconsideração do resultado  30 de agosto de 2024
Análise dos pedidos de reconsideração  31 de agosto de 2024
Divulgação do resultado final  até 31 de agosto de 2024
Envio do resultado do Edital e Anexar Termo de Compromisso de Bolsista no portal de Projetos até 31 de agosto de 2024
Indicação do bolsista no Portal Até 02 de setembro de 2024
Período de vigência da bolsa e atividades do bolsista 01 de setembro até 31 de dezembro de 2024

3. DAS INSCRIÇÕES

Os acadêmicos aptos a participar do Edital de Seleção devem realizar as inscrições no período estipulado pelo cronograma por meio de envio de e-mail  alejandro@politecnico.ufsm.br , apresentando os seguintes documentos ou procedimentos: Carta de Intenções (até 400 palavras) ; comprovante de matricula;  histórico escolar simplificado. As entrevistas serão realizadas no Colégio Politécnico, Bloco G Sala 224b. A confirmação do dia e horário das entrevistas serão  encaminhadas para o e-mail do candidato até o dia 22/abril/2024.

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO e CLASSIFICAÇÃO

O processo seletivo será realizado de acordo com os seguintes critérios:

1) análise da carta de intenções: será avaliado o interesse, qualificações, habilidades, conhecimentos e experiências do candidato, e terá nota máxima de 3,0;

2) histórico escolar: será avaliada a média das notas do aluno e terá nota máxima 2,0;

3) entrevista: será avaliada a experiência do candidato em relação à participação em projetos, conhecimento sobre a área do projeto e disponibilidade de tempo  para atender as atividades do projeto e terá nota máxima de 5,0;

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão classificados(as) na ordem decrescente das notas finais obtidas. Em caso de empate, serão considerados os seguintes  critérios sequenciais: possuir benefício socioeconômico (BSE) na UFSM; maior experiência em atividades relacionadas à temática do projeto; e, maior idade. Serão  considerados aptos aqueles candidatos com nota igual ou maior do que 7,0 (sete vírgula zero), sendo indicado o mais bem classificado, enquanto que os demais  aptos são automaticamente considerados suplentes em caso de desistência ou substituição de bolsista indicado.

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E INDICAÇÃO DO BOLSISTA

O resultado preliminar será divulgado pelo docente diretamente aos alunos inscritos, por e-mail ao aluno, na data estabelecida no Cronograma. Os candidatos  poderão interpor pedido de reconsideração contra o resultado inicial por e-mail diretamente ao docente na data estabelecida no Cronograma, contendo as justificativas pertinentes. Após a análise de eventuais pedidos de reconsideração, o resultado final de seleção realizada pelo docente será enviado para divulgação  no site da UFSM até o dia 30 de abril de 2024. Após publicação, o docente deverá cadastrar o aluno e anexar o termo de compromisso do bolsista no Portal de Projetos e indicar o bolsista selecionado no Portal do Professor até o dia 10 de maio de 2024. O docente deverá manter, sob sua responsabilidade, arquivo físico ou digital com as informações do processo seletivo contendo todas as documentações pertinentes ao processo