Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Lançados na 50º Feira do Livro de Santa Maria duas obras com colaboração de servidores do Colégio Politécnico

Foto: Assessoria de comunicação Colégio Politécnico da UFSM

No dia 13 de maio, na 50º Feira do Livro de Santa Maria, foram lançados o e-book “PROGREDIR: cultura, turismo e sustentabilidade no Geoparque Quarta Colônia” e o livro “Do Mato ao Prato”. Ambos os trabalhos contam com autoria de discentes e docentes do Colégio Politécnico da UFSM e estão disponíveis em formato digital.

O evento de divulgação das obras foi aberto ao público e ocorreu no estande da UFSM na feira. Estiveram presentes os organizadores e colaboradores dos lançamentos, Beto Fantinel, secretário de Assistência Social do RS, Gustavo Segabinazzi Saldanha, secretário adjunto de Assistência Social do RS, Matione Sonego, presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e servidoras do CRAS das cidades pertencentes à região.

Capa do e-book Progredir

O e-book conta com a organização do Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Junior, da idealizadora do Projeto Progredir, Jacielle Carine Vidor Sell, e da técnica em assuntos educacionais Angelita Zimmermann. O livro está dividido em 4 seções e conta com 22 artigos e relatos de instrutores, proponentes, assistentes do Centros de Referência da Assistência Social (Cras), cuidadoras e equipe da UFSM.

Os artigos escritos por professores e alunos do Colégio Politécnico, foram: “Progredir Quarta Colônia: uma experiência gratificante e inovadora.” de Hazael Soranzo de Almeida e Paola Daiane Welter; “A valorização da mata atlântica: cocada de pau doce (vasconcellea quercifolia) e a imigração italiana no geoparque Quarta Colônia” de Suzane Bevilacqua Marcuzzo e Emília Ceballos; “Oficina de geleias e conservas vegetais e oficina de massas e cucas: focalizando na culinária local no contexto do Progredir Quarta Colônia” de Karem Rodrigues Vieira, Magda Aita Monego e Marlene Terezinha Lovatto.

O lançamento do e-book serve também para estimular que a política pública da criação de projetos sociais dentro de geoparques tenha continuidade no país, além de buscar mais recursos para impactar Santa Maria e a região central do estado. “É gratificante ver o resultado do projeto, a participação e a colaboração das pessoas para a sua realização foram fundamentais”, comenta Angelita Zimmermann.

O programa Progredir, que atua no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, tem como objetivo a qualificação profissional prioritariamente de mulheres inscritas no Cadastro Único, através de cursos no âmbito turístico e cultural. A iniciativa é vinculada ao Ministério da Cidadania e executada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, com apoio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia.

Capa da apostila Do Mato ao Prato

Outra obra que teve seu lançamento foi a apostila “Do Mato ao Prato”, de autoria da professora Suzane Bevilacqua Marcuzzo e colaboração da bióloga Emília Ceballos. O livro tem sua origem a partir de um curso de mesmo nome, ofertado dentro do projeto Progredir. Ao londo das seções, a postila aborda conhecimentos técnicos e uso medicinal de frutíferas nativas encontradas no bioma Mata Atlântica na região central do Rio Grande do Sul, como aroeira, jabuticaba, araçá, banana do mato, butiá, jerivá, uvaia e araucária.

Além disso, a obra busca influenciar a ecogastronomia, termo que visa a preservação da biodiversidade e o uso consciente dos recursos naturais, através de receitas culinárias tradicionais da Quarta Colônia. Esses alimentos podem servir como fonte de renda aos participantes do curso e agora também aos leitores da apostila.

Acesse as obras lançadas: