Técnicos em Administração, Contabilidade e Secretariado do Colégio Politécnico organizam encontros com programação de palestras e oficinas

O XVIII EnTeAd (Encontro dos Técnicos em Administração), o VIII EnTeC (Encontro dos Técnicos em Contabilidade) e o IV EnTeSec (Encontro dos Técnicos em Secretariado) são eventos tradicionais na agenda da instituição que, após um período no formato online devido à pandemia, retornaram à presencialidade nas edições deste ano. Os eventos ocorreram no auditório do Colégio Politécnico nos dias 12, 13 e 14 de julho.

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 12 de julho às 19h15min e contou com 172 estudantes e 15 professores inscritos. Após a solenidade de abertura, os presentes assistiram a palestra “O caminho para a construção de uma carreira de felicidade e sucesso” com a senhora Deize Castioni Novello – Gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Região Centro RS/MG. A partir de sua história de vida e experiência, Deize provocou reflexões sobre como cada um está conduzindo sua carreira e trouxe várias recomendações para possibilitar um direcionamento para a felicidade e o sucesso de cada indivíduo.

Na noite de 13 de julho, os estudantes participaram de oficinas e palestras específicas por curso. O Curso Técnico em Administração recebeu Renan Buque Pardinho, Diretor Executivo da Zeit, com a palestra “Da tese ao negócio”. Renan contou sua trajetória como acadêmico e empreendedor, abordando diversas situações desafiadoras que fazem dessa jornada um caminho difícil, porém prazeroso e recompensador. Juntamente com outros participantes da Agittec (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM) incentivaram o empreendedorismo e a busca por negócios inovadores.

Já o Curso Técnico em Contabilidade recebeu a senhora Simone Zanon (Delegada Representante do CRC/RS) para a oficina “As perspectivas do mundo do trabalho para os Técnicos em Contabilidade”. Em uma conversa muito descontraída, Simone trouxe vários pontos relevantes para a formação e atuação do Técnico em Contabilidade, abordando também as exigências do mundo do trabalho atual para estes profissionais.

Na mesma noite, o Curso Técnico em Secretariado realizou a oficina “Acessibilidade comunicacional: desafio na atuação profissional do secretário(a)” com a Profª. Giovana Hautrive – Coordenadora do Curso de Educação Especial da UFSM. A oficina foi muito esclarecedora e tratou sobre a importância da comunicação inclusiva, acessível a todos os públicos. Entre suas atividades, proporcionou o aprendizado e prática de algumas palavras em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) necessárias para uma comunicação básica com pessoas surdas em um atendimento secretarial ou de recepção.

Logo após os estudantes do Técnico em Secretariado participaram da oficina “Eventos atuais: entre presenciais, online e híbridos”, com a Professora Fabiana Pereira (Coordenadora da Pós-Graduação Lato-Senso da UFN). A professora Fabiana abordou diversos aspectos dos eventos na atualidade, trazendo suas experiências de organização de eventos de grande porte como a FEISMA (Multifeira de Santa Maria) e o INTERCOM (Congresso de Ciências da Comunicação).

A abertura da noite da quinta-feira foi realizada pelos artistas Bernardo Augusto Freitas Paulus, Cecília Belochio Goulart, Victória Abrantes Kristosch dos Santos e Leonardo Cassol Rodrigues, estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico, que brindaram o público com uma apresentação musical que encantou e emocionou a plateia. Logo após, ocorreu a palestra “Comunicação, diálogo e identidades” com o Professor Flavi Ferreira Lisboa Filho (Pró-Reitor de Extensão da UFSM) que abordou o importante tema da comunicação na atualidade. De forma leve e animada, trouxe diversas questões desafiadoras enfrentadas pelas pessoas em seu cotidiano comunicacional e como lidar com estas situações. Após a palestra ocorreu um sorteio de brindes ofertados pelos patrocinadores do evento: Cooperativa Sicredi Região Centro RS-MG, Loja Styllus Fashion e Plotagens Camobi Comunicação Visual. Seguido da cerimônia de encerramento e um coquetel para os participantes.

Os eventos representaram uma oportunidade de ampliação do conhecimento e proporcionaram momentos de troca de experiências e integração para estudantes e professores. A organização foi realizada pelas coordenações dos cursos técnicos, professores: Gustavo Rossés (Coord. Técnico em Administração), Márcia Bento (Coord. Técnico em Contabilidade) e Márcia Just do Nascimento (Coord. Técnico em Secretariado); com o suporte da comissão organizadora formada pelos estudantes da disciplina de Gestão de Eventos do terceiro semestre do Técnico em Secretariado, coordenados pela professora Angelita Freitas da Silva e apoio da Cooperativa-Escola dos estudantes do Colégio Politécnico da UFSM, coordenada pela professora Fabiana Stecca.

(Fotos: Jordane Sito e Amanda Oliveira)