Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Setor de Fruticultura do Colégio Politécnico realiza evento sobre Podas Frutíferas

Atividades práticas e teóricas foram desenvolvidas para a comunidade acadêmica e regional

Ocorreu no dia 05 de julho, terça-feira, o 30° Dia de Campo sobre Podas Frutíferas, desenvolvido pelo Setor de Fruticultura da UFSM. O evento busca proporcionar conhecimentos e habilidades sobre podas aos fruticultores da região, além de possuir um espaço privilegiado para a formação dos estudantes da Universidade. Coordenado pelo Prof. Diniz Fronza, docente do Curso Técnico em Fruticultura, juntamente dos Escritórios da Emater/RS-ASCAR, esta edição envolveu técnicos da Regional Soledade, Regional Bagé e da Regional Santa Maria da empresa.

(Palestras integrantes da programação Foto: Gustavo Pinto)

Ao longo do dia, as atividades teóricas foram realizadas no Anfiteatro do Centro de Ciências Rurais, enquanto as atividades práticas ocorreram na área de Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. Durante a abertura, as autoridades envolvidas com o evento deram boas-vindas aos presentes e enalteceram a importância de ações que proporcionam proximidade com a comunidade e relação ativa com a região.

As palestras abordaram dois assuntos principais: a poda de árvores e a realidade dos fruticultores, totalizando quatro falas. Os temas Importância da Poda para Frutíferas e Poda de Formação e Frutificação na Oliveira ficaram a cargo do Prof. Diniz Fronza e do técnico da Emater Edilson Dornelles, respectivamente. Já as exposições sobre os aspectos da implantação de pomares e sobre uso de caldas e suas aplicações foram ministradas por Vivairo Zago e Leonardo Afonso Guimarães.

Em outro momento, o evento contou com estações de unidades demonstrativas e demonstrações de técnicas, incluindo temas como podas de videiras, citros, pessegueiros, figueiras e nogueiras pecã, manejo de inverno de oliveira, caldas em frutíferas e ferramentas utilizadas para poda e manutenção.

(Atividades práticas do dia de campo. Foto: Gustavo Pinto)

O dia de campo totalizou 350 participantes de 27 municípios diferentes, tanto da Região Central como de outras regiões do Rio Grande do Sul. Destaca-se a participação do município de Toropi, com uma caravana de 15 pessoas, lideradas pelo estudante Anderson Kurtz do Técnico em Fruticultura.