O Colégio Politécnico é uma Unidade de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), prevista no Estatuto Geral da instituição, e vinculada à Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT). Tem por finalidade promover e ministrar a Educação Básica, a Formação Inicial e Continuada, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a Educação Profissional Tecnológica.
Foi fundado através do Decreto Lei Federal n. 3864 – A, de 24 de janeiro de 1961, com a denominação de Escola Agrotécnica de Santa Maria. Em 25 de janeiro de 1968, com o Decreto Lei n. 62.178, foi transferido para a UFSM com a designação de Colégio Agrícola de Santa Maria. Em função da diversificação e da ampliação dos cursos, em 22 de fevereiro de 2006, passou a se denominar Colégio Politécnico da UFSM (Resolução n. 01/06).
A história do Colégio foi sendo construída no âmbito da formação de profissionais para o setor primário da economia. Nos últimos anos, diversificou seu campo de atuação, oferecendo alternativas variadas de Educação Profissional no intuito de formar profissionais para atender às expectativas da comunidade e às necessidades do mundo do trabalho em constante transformação. Atualmente, o Colégio oferece cursos nos seguintes Eixos Tecnológicos: Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Produção Alimentícia; Ambiente e Saúde; Infraestrutura; Informação e Comunicação e Produção Cultural e Design.
Missão
Promover educação básica, técnica e tecnológica, visando a construção do conhecimento e o desenvolvimento sustentável.
Visão
Ser uma instituição de excelência na educação básica, técnica e tecnológica, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável.
Valores
- Ética;
- Justiça;
- Democracia;
- Comprometimento;
- Responsabilidade;
- Compromisso social e cidadania;
- Inovação;
- Sustentabilidade;
- Respeito à identidade e à diversidade.
Filosofia
Ensinar produzindo, produzir ensinando e participar valorizando.