O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, a quinta edição do evento Pratas da Casa, uma celebração dedicada ao reconhecimento e à integração dos servidores da instituição. A mostra “Pratas da Casa” foi concebida como um espaço de socialização de experiências no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como de exposição artístico-cultural de ações desenvolvidas pelas pessoas que fazem parte do Colégio Politécnico, e teve sua primeira edição no ano de 2019. Em sua quinta edição, o evento apresentou uma programação que incluiu palestras, apresentação cultural, oficina e a homenagem aos aposentados.
Na tarde do dia 12 de novembro foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que homenageou 08 servidores aposentados e destacou suas trajetórias na contribuição à formação de pessoas e ao desenvolvimento da instituição. A solenidade contou com a presença de servidores, docentes, técnicos-administrativos, estudantes, diretores, coordenadores, autoridades, imprensa e familiares dos homenageados.
A diretora do Colégio Politécnico, professora Marta Von Ende, destacou em seu discurso a importância de reconhecer a dedicação e o legado deixado pelos servidores que passaram pela instituição. Na abertura, ainda foi compartilhada uma mensagem nas palavras do professor Moacir Bolzan, vice-diretor do Colégio. A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença da vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime, que também deixou uma homenagem e falou sobre a importância de momentos que reconheçam a força e a relevância de quem fez e faz a história da UFSM.
Além das homenagens e da programação com atividades diversas, propostas e organizadas por servidores docentes e técnicos-administrativos do Politécnico, esta edição do Pratas da Casa lançou a iniciativa “Participa POLI”, ação organizada pelas acadêmicas da disciplina de Assessoria de Relações Públicas. O Participa POLI objetiva propor um espaço para destacar as oportunidades em projetos e laboratórios da instituição, além da troca entre estudantes e egressos a partir de uma roda de conversa, que neste ano ocorreu na noite de 13 de novembro.
Para saber mais sobre a Roda de Conversa com egressos, confira o texto abaixo:
Homenagens aos aposentados
O ponto alto do evento foi a homenagem aos servidores aposentados, realizada em dois blocos, com um intervalo para um coquetel de confraternização entre os presentes. Entre os homenageados estavam os(as) servidores(as) Mônica Brucker Kelling, Miriane Costa Fonseca, Marlene Terezinha Lovatto, Paulo Melchiades Mello Soares, Volmir Antonio Polli, Eronita Ana Cantarelli Noal, Valmir Aita e Terezinha Cleoni Tronco Dalmolin. Cada um teve a oportunidade de ouvir uma homenagem elaborada por algum colega “da casa” e de, também, deixar suas palavras.
Confira abaixo um pouco do momento das homenagens:
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação emocionante do coral PoliVozes, composto por servidores e estudantes do Politécnico e de outras unidades da UFSM, sob a regência de Zelmielen Adornes de Souza. No repertório, canções como Vira, virou (Kleiton e Kledir), Céu, sol, sul (Leonardo) e Stand by Me (Ben E. King) encantaram o público presente.
Confira, abaixo, mais momentos das atividades propostas nos dois dias de Pratas da Casa:
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico.