AGRIMENSURA: formação Técnica para um mercado em constante crescimento

A agrimensura é um campo essencial para o planejamento e a execução de obras de engenharia e urbanismo, e vem ganhando destaque no Brasil devido à crescente demanda por projetos de infraestrutura. Esse cenário favorável faz com que a formação na área seja uma escolha promissora para quem busca uma carreira sólida e em expansão.

O agrimensor é um profissional responsável por medir e mapear terrenos com precisão, tendo seu trabalho requisitado em diversos setores, incluindo construção civil, agricultura, meio ambiente e serviços públicos. No que se refere às oportunidades de atuação, vale destacar o decreto de novembro de 2023, a partir do qual todos os imóveis rurais com 25 hectares ou mais devem ser georreferenciados, decisão que amplia significativamente a atuação destes profissionais.

O curso Técnico em Agrimensura do Politécnico da UFSM

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria oferece um curso técnico em Agrimensura que alia tradição e inovação. O curso é ofertado na modalidade presencial, com aulas no turno da noite e algumas práticas realizadas aos sábados. Reconhecido pela qualidade de seu ensino, o curso prepara os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, com uma abordagem que combina teoria e prática de forma equilibrada.

A formação leva 2 anos para estar concluída, sendo 3 semestres para cumprimento das disciplinas e 1 semestre de estágio obrigatório. A cada semestre completado (240 horas), o estudante já recebe uma certificação, conforme abaixo:

• Auxiliar de Topografia (1° semestre)
  • Desenhista de Topografia (2° semestre)
  • Editor de Maquetes Eletrônicas (3° semestre)

A grade curricular do curso abrange desde conceitos fundamentais de topografia até o uso de tecnologias avançadas, como drones e sistemas de informação geográfica (SIG). Essa formação abrangente garante que os estudantes estejam capacitados para realizar medições precisas, interpretar dados geoespaciais e aplicar essas habilidades em projetos de grande relevância. Além das disciplinas regulares, o Colégio Politécnico da UFSM investe em laboratórios bem equipados e promove a participação dos alunos em projetos de extensão e em estágios supervisionados.

Confira AQUI sobre a grade curricular (disciplinas por semestre)

Confira AQUI sobre o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Agrimensura

O curso Técnico em Agrimensura está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025, até 04/11. As provas acontecem em 01/12 e as aulas iniciam no 1° semestre de 2025.