Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

4º Dia de Campo Advanced Farm é marcado por atividades técnicas, palestras e trocas de conhecimento entre especialistas e agricultores

O aumento da participação no evento demonstrou o crescente interesse e engajamento da comunidade em iniciativas que promovem a inovação no setor agrícola.



No dia 11 de abril, aconteceu na Área Agrícola do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o 4º Dia de Campo do Advanced Farm 360. Com início às 10h, durante a abertura do evento, esteve presente o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, a coordenadora do Politécnico Marta Von Ende, o diretor de marketing da Massey Ferguson, Fernando Alonso, e o coordenador do projeto, professor Luciano Pes. 

A solenidade foi marcada pela abertura oficial da Sala de Tecnologias Advanced Farm 360, mas antes, os alunos Alisson Cella, Juliel Somavilla, Kauane Rubert e André Mullich, integrantes do projeto Advanced Farm 360, compartilharam um pouco de suas histórias como estudantes da instituição e dos valiosos aprendizados que tiveram durante suas participações no projeto. Em suas falas, eles compartilharam sobre a atuação do projeto nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, destacando a implementação de novas técnicas para pequenos produtores. Além disso, os alunos mencionaram o incentivo à criação de startups, como a Farm 360.

“Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos alunos uma experiência prática única, aproximando-os cada vez mais da realidade do campo. A Sala de Tecnologias Advanced Farm 360 é um marco importante para a formação de profissionais na área da Agricultura de Precisão”, destacou o coordenador do projeto, professor Luciano Pes.

Durante a cerimônia, Werner Santos, graduado em Engenharia Mecânica pela UFSM e com pós-graduação em Agronegócios, Marketing e Gestão de Negócios, recebeu a medalha de visitante ilustre. Reconhecido por sua atuação como consultor estratégico em empresas como Massey-Ferguson, Valtra, Fendt e John Deere, Santos foi homenageado por sua contribuição para projetos pioneiros em agricultura de precisão, fruto da parceria entre UFSM e Massey Ferguson.

A presença de representantes da Massey Ferguson, Ministério da Agricultura, Pecuária, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, além da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne, enriqueceu o evento com diversas perspectivas e apoio institucional. 

A solenidade foi encerrada após a diretora do Colégio Politécnico, Marta Von Ende, cortar a fita perto do meio-dia. Essa inauguração, marca mais um avanço para a UFSM seguir como um dos centros de excelência em agrotecnologia no sul do país.

No intervalo do almoço do evento, os participantes puderam socializar e fazer contatos profissionais na área agrícola. Foi uma oportunidade para interagir, trocar experiências e relaxar antes das atividades da tarde, que incluíram explanações e apresentações sobre tecnologias agrícolas inovadoras.

Durante o período da tarde, o evento continuou na Área Agrícola do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das 13h30 às 17h. Assim, os participantes foram divididos em grupos para participar das explanações em diferentes estações temáticas, lideradas por especialistas do projeto Advanced Farm 360, incluindo Alisson Cella, Juliel Somavilla, Kauane Rubert e André Mullich. 

Durante o evento, cada estação focou em um aspecto específico da agricultura de precisão, abrangendo desde técnicas de cultivo até pulverização precisa. Isso proporcionou acesso a uma variedade de inovações, incluindo produção de culturas, tecnologias em máquinas agrícolas, cultivares de soja, manejo biológico, inteligência artificial e mais. Essa diversidade de temas destacou a importância das discussões para o avanço da agricultura de precisão no Brasil.

Um dos pontos altos do evento foi a presença de mais de 400 participantes, marcando um aumento significativo em relação às edições anteriores, que atraíam entre 200 e 250 pessoas. Isso indica um crescente interesse e envolvimento da comunidade em eventos que impulsionam a inovação no setor agrícola.

Texto: Fellipe Medeiros, estudante de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Acervo Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-8534

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes