Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Novos espaços do Colégio Politécnico: Conheça o Laboratório de Práticas Alimentares Sensoriais

Estímulos à memória dos sentidos promove alimentação saudável e inovação

Reitor Luciano Schuch e profa. Ana Paula Daniel na inauguração do Laboratório (Foto: Assessoria de Comunicação)

Integrando a série de novos espaços inaugurados em agosto pelo Colégio Politécnico, o Laboratório de Práticas Alimentares Sensoriais é fruto do objetivo de sanar demandas de Cursos Técnicos voltados à área de Alimentos e da Saúde. O ambiente interdisciplinar, agora renovado, possibilita a execução de atividades com as mais variadas matrizes alimentares voltadas ao ensino, à pesquisa e à inovação.

Essas práticas são técnicas padronizadas utilizadas como ferramenta de estímulo para os diferentes órgãos dos sentidos. Os exercícios são aplicados por meio de visão, tato, olfato, audição e paladar. Eles podem – e costumam – ser realizados de forma lúdica e inovadora para restabelecer a memória sensorial com a alimentação consciente.

A capacidade da sala é de 20 pessoas por vez, seja para aulas práticas ou recepção de grupos visitantes. Atualmente, o Curso Técnico de Alimentos e o Projeto de Extensão Pachamama estão ocupando o local para atender às necessidades da comunidade escolar e regional de Santa Maria relacionadas à alimentação saudável. Para a doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e professora do Politécnico, Ana Paula Daniel, a renovação permite que mais aulas sejam desenvolvidas. A reforma viabiliza que os estudantes experienciem Atividades e Testes Sensoriais através do estímulo proporcionado pelos alimentos. Além disso, um atendimento mais eficiente às operações ligadas aos campos de pesquisa e extensão será possível.

Foto: Assessoria de Comunicação

De acordo com a professora, o laboratório será, para as turmas e a comunidade, palco de incentivo à reeducação alimentar. “Atividades sensoriais despertam a memória sensorial de cada indivíduo e, como modo de educação, promovem a ressignificação de escolhas alimentares, processo formativo que perpassa as diferentes fases da vida. Elas podem, ainda, auxiliar no desenvolvimento e na criação de produtos”, explica Ana Paula.