Ensino Médio do Colégio Politécnico organiza gincana com o tema“Envelhecimento”

Mais de cem alunos envolveram-se nas apresentações artístico-culturais, oficinas técnicas e rodas de conversa sobre questões ligadas a etarismo e qualidade de vida para idosos.

Foto: Coordenação Ensino Médio

A 19ª edição da Gincana do Ensino Médio do Colégio Politécnico, iniciada na última semana, tratou do tema “Envelhecimento”, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A definição tem a função de nortear os exercícios artísticos e os debates guiados pela coordenação e professores do Ensino Médio e voltados para as três turmas desse nível.

O evento contou com a presença dos estudantes, docentes, direção, estudantes egressos, jurados e familiares. O coordenador do Ensino Médio, professor Rodrigo Leal, além de participar da organização da gincana, também ministrou as cerimônias, anunciou as atividades e convocou as turmas participantes.

Coordenador Rodrigo Rozado Leal durante atividades
Foto: Coordenação Ensino Médio

Na manhã da terça-feira (18), foi realizada a prova “ChefMaster”. Nela, três integrantes de cada turma fabricaram um pão recheado e um bolo invertido de banana, no laboratório de Panificação do Colégio Politécnico. A professora do Departamento de Ensino, Magda Monego, foi jurada da tarefa e considera que as equipes fizeram um excelente trabalho e que a competição foi acirrada.

Imagens dos alimentos produzidos pelos alunos durante a prova “ChefMaster” Foto: Coordenação Ensino Médio.

Na quinta-feira (20), as turmas apresentaram suas produções artístico-culturais com a temática de envelhecimento, cujos ensaios ocorreram nos três dias antecedentes. Para isso, cada equipe definiu nome, mascote, logomarca e grito de guerra próprios. Foram expostos, ainda, as peças de teatro, as danças, o show cover e uma vídeo-produção desenvolvidos pelos alunos.

Foto: Coordenação Ensino Médio

Na manhã da sexta-feira (21), no DTG Noel Guarany, aconteceu a etapa final, que consistiu em desafios propostos às equipes. Entre eles, estavam o jogo da memória, jogo das três pistas, rosto misterioso, jogo dos estados, siglas e capitais, imagem e ação (mímica), jogo dos logotipos.

No encerramento do evento, foi divulgada a classificação final. Em 1º lugar, a Turma 11; em 2º lugar, a Turma 31 e, em 3º lugar, a Turma 21. A atividade de construção de pontes de palitos de picolé, desenvolvida desde o mês de junho com o auxílio do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil da UFSM, foi somada à pontuação final dos estudantes.

De acordo com o professor Fabrício Halberstadt, o objetivo da gincana é integrar os alunos e promover sua autonomia, responsabilidade e planejamento. As turmas executaram as tarefas propostas e discutiram questões como envelhecimento com qualidade, expectativa de vida, direitos do idoso, velhice e saúde pública, o que gerou um resultado enriquecedor.

A professora Magda Monego, que também integrou a banca avaliadora das apresentações, relata que foi muito emocionante ver o resultado do trabalho das turmas. “As tarefas de releitura de obras de arte, peças de teatro e dança de tango foram executadas com muita eficiência. Impossível não se encantar com a sensibilidade, abordagem, criatividade e humor dos alunos”, conclui.