Formatura da 1ª turma do PROEJA FIC e da 41ª do EJA foi realizada na noite da última quinta-feira (13)

Parceria entre Colégio Politécnico e Instituto de Educação Olavo Bilac oferece formação profissionalizante desde o início de 2022

Concluintes do EJA e do PROEJA, professores e diretores das instituições.
Foto: Coordenação do Proeja

Na última quinta-feira, a primeira turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (PROEJA FIC) foi concluída. Os e as estudantes formaram-se em conjunto com a 41ª turma da EJA, iniciada no Instituto de Educação Olavo Bilac em 2002, e professores e diretores dos dois colégios estiveram presentes na solenidade.

Na oferta do PROEJA FIC à comunidade, além dos conteúdos do programa EJA, há a opção de qualificação profissional para o mundo do trabalho nos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Assistente Administrativo. Nesse semestre, as aulas aconteceram no turno da noite e foram coordenadas por cerca de 14 professores do Colégio Politécnico que, em sua maioria, atuam no eixo de Gestão e Negócios.

A diretora de Ensino do Politécnico, Berenice Santini, destaca a persistência das instituições nesse convênio inovador que foi colocado em prática no último ano. “Apesar das dificuldades, é muito enriquecedor fazer parte da formação dessas pessoas. Estima-se que, com um entendimento do que é a formação profissional, uma luzinha esteja acesa quanto à vontade de continuar os estudos. Esperamos ter mostrado a eles que o Politécnico é acessível, que eles conseguem”, afirma.

Segundo Berenice, que também ministrou a disciplina de Produção e Logística, o objetivo é ajudar na construção de mais uma etapa da formação dos alunos e viabilizar a educação para aqueles que passam um tempo sem estudar ou que têm difícil acesso ao campus, por conta de transporte ou horários. A expectativa após a conclusão dos cursos é atrair os formandos para os processos de seleção para os cursos técnicos e superiores ofertados pelo Politécnico e pela UFSM.

Concluintes do PROEJA, professores e direção do Politécnico.
Foto: Coordenação do Proeja