Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Festa Junina do Politécnico animou o campus da UFSM

Evento retomou uma tradição da instituição que não era realizada desde 2019

Foto: Organização do evento

Depois de um adiamento para fugir do mau tempo, a festa junina do Politécnico foi brindada com um belo dia de sol na última quarta-feira (5). A rua em frente ao Colégio se encheu logo cedo de colorido e de movimentação de diversos setores que colaboraram para fazer acontecer um evento esperado por toda a comunidade. Tradicionalmente protagonizada pelo Ensino Médio, neste ano a festa, que volta ao calendário da instituição após três anos, teve uma organização diferente.

A idealização do evento contou com a equipe diretiva, o Departamento de Infraestrutura e o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da colaboração de bolsistas, servidores e de projetos como a PoliFeira, a Assessoria de Comunicação e o Zelo. Para além de uma comemoração típica, a festa teve uma dimensão pedagógica e prática, já que em sua organização foram desenvolvidas atividades de gestão e administração: um dos grandes diferenciais desse ano foi a chamada interna para que os alunos organizassem bancas ofertando alimentos e brincadeiras.

Preparação e organização

A chamada interna para a seleção de equipes proponentes de atividades foi realizada em maio deste ano e, ao todo, foram 17 grupos inscritos, das três turmas do Ensino Médio e dos cursos Técnicos em Administração, em Alimentos, em Fruticultura EaD, em Paisagismo e em Secretariado, além dos cursos superiores de Gestão Ambiental e Tecnologia de Geoprocessamento. Os integrantes participaram, em uma etapa preparatória do evento, de capacitações em Boas Práticas de Fabricação, Custos de Produção e Estratégias de comercialização, todas realizadas por professores do Colégio.

Estudantes organizam tendas no evento Foto: Organização do evento

De acordo com a professora Magda Monego, as equipes realizaram um trabalho destacado pela proatividade e entrega de qualidade, gerando momentos muito valiosos de troca de conhecimento entre as turmas. “Foi uma atuação belíssima, tanto na organização do espaço quanto no preparo e comercialização dos produtos. A animação da festa, com a proposta de diversas brincadeiras típicas que integraram e divertiram os presentes, foi um sucesso”, conclui Magda.

A organização do espaço também foi destacada pela professora Berenice Santini, da área de Administração, que salientou que tanto na decoração quanto na desmontagem das tendas, o Colégio também teve o apoio dos discentes. “Esse processo de integração, inclusive, é um dos objetivos mais importantes, talvez mais do que a festa em si. Muitas pessoas se dedicaram para fazer com que ela se realizasse”, complementa.

O professor Rodrigo Leal, que coordena o Ensino Médio, avalia a festa como algo muito positivo para os alunos, que tiveram a oportunidade de integrar-se, trabalhar em equipe e contribuir com a organização da festa. “As equipes do Ensino Médio estavam muito ansiosas, pois não é sempre que há alguma atividade que inclua os diferentes cursos. O feedback que tive foi de que gostaram da festa, da visitação, do sucesso de vendas e de ver a comunidade, familiares e amigos prestigiando”, declara o coordenador.

Colaboração e integração

Para a aluna do curso Técnico em Paisagismo, Laisa Negrini, com esse tipo de evento, o Colégio Politécnico dá a oportunidade de que ações na área do empreendedorismo sejam desenvolvidas na prática. “Festas assim direcionam os alunos à compreensão de empreendimento. Minha barraca é bem diversificada no quesito de cursos e foi muito importante para trabalhar em equipe”, afirma.

Enquanto isso, para a estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Cecília Rocha, o destaque foi para o movimento gerado no evento, que para ela foi surpreendente. “Minha equipe está coordenando a corrida do saco e está sendo muito divertido. Nossa turma ficou responsável por propor brincadeiras e logo pensamos na corrida do saco, que não pode faltar em festas juninas”.

Participação de projetos de extensão

A tenda do Projeto Zelo também foi destaque no evento e a coordenadora Fabiana Stecca comenta que o cão Frank, que está aguardando uma adoção responsável, roubou a cena. “Recebemos doação de ração, vendemos roupas e acessórios do brechó e divulgamos nossas ações contra o abandono animal. O Frank, castrado pelo projeto após ser abandonado no campus, participou e fez muito sucesso”, relata a professora.

Foto: Projeto Zelo

O público do evento foi composto pela comunidade acadêmica do Colégio, diversos setores da UFSM, amigos e familiares dos estudantes. As tendas comercializaram mais de 4000 itens, entre alimentos, plantas e outros produtos, e os lucros da festa, assim como os custos, foram das equipes proponentes. O mural decorativo que serviu de cenário para fotos foi montado pela equipe do Laboratório de Floricultura e Paisagismo do Colégio.

Victoria Abrantes K. dos Santos (3º ano EM), sua vó Elaine Abrantes e sua mãe, Alessandra Abrantes K. dos Santos (Técnica em Alimentos). Três gerações presentes na Festa Junina do Poli. Foto: Magda Monego

Confira, abaixo, a galeria de fotos com alguns momentos do evento.