Seleção de Bolsista para Projeto de Extensão Nº 059878: “Reaproveitamento e Sustentabilidade: Oficinas de Educação Ambiental”

1. Número de bolsas: 02
    Pré requisitos necessários:
    Os (as) Bolsistas deverão estar vínculados em algum curso técnico ou graduação na área ambiental; ter conhecimento e prática com mídeas sociais, como Instagram e Facebook, bem como com ferramentas básicas do Office, como Word, Excel e PowerPoint; devem estar preparados para manipular resíduos recicláveis; serem organizados, responsáveis, e terem paciência com atendimento ao público e com pessoas com necessidades especiais.
    Atividades a serem desenvolvidas sob orientação:
    • Pesquisa sobre práticas que contemplem os objetivos do projeto.
    • Divulgação das Oficinas – produção de material para divulgação nas mídeas sociais e em cartazes/folders; divulgação; controle dos inscritos; contato com os interessados.
    • Organização geral das oficinas – material necessário; espaço.
    • Produção de material didático para as oficinas – apresentação de cada tema em PowerPoint; criação de material escrito para distribuição, quando necessário.
    • Manter arquivo com todo material criado para relatório ao final do ano.
    • Controle de dados coletados em cada oficina e seu registro – para relatório final ou para alguma pesquisa que possa se realizar a partir dos encontros.
    • Auxiliar o(a) oficineiro(a) durante toda a atividade, principalmente atendendo participantes que necessitarem de auxílio para realizar o que se propõe.
    • Apresentar o projeto na JAI/UFSM/2023 e buscar apresentá-lo em outros eventos.
    • Encaminhar artigo para revista para divulgação, fortalecimento e possível manutenção do projeto.
  2. Prazo para inscrições:
    Do dia 24/04/2023 até às 20h do dia 28/04/2023. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: oficinasambientais.ufsm@gmail.com. No e-mail, campo do assunto, informar o título do edital. Encaminhar descrição sucinta do que já estudou e seu interesse na área ambiental, com comprovação de vínculo em curso técnico ou graduação na área ambiental e histórico escolar do mesmo, e um vídeos de no máximo 2 minutos se apresentando e justificando o interesse pelo projeto-bolsa.
    Divulgação da lista com os inscritos: dia 29/04/2023.
  3. Seleção:
    A seleção ocorrerá por meio remoto através da análise do vídeo e da documentação encaminhada pelos (as) candidatos (as) via e-mail. O não envio de qualquer um dos itens exigidos eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção. Caso necessário, o coordenador do projeto encaminhará ao candidato (a), via e-mail, ou whatsapp solicitação de entrevista presencial.
    Os critérios de seleção são os seguintes:
    • Grau de compatibilidade do curso matriculado com o perfil desejado para as atividades a serem desenvolvidas – cumprimento dos pré-requisitos;
    • Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar);
    • Capacidade de se ver no projeto, relacionando a importância da participação com o projeto pessoal (verificado pelo vídeo);
    • Exemplificação da capacidade técnica, argumentando como pensa a execução do projeto, relacionando pontos fortes e pontos fracos (verificado pelo vídeo).
  4. Documentação exigida:
    Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF:
    1. Descrição sucinta do que já estudou e seu interesse na área ambiental vinculada ao projeto;
    2. Caso tenha participado como bolsista de outro projeto, seja de ensino, pesquisa e ou extensão, descrever as áreas e incluir documentos que comprovem.
    3. Comprovante de matrícula;
    4. Histórico escolar simplificado;
    5. Vídeo de 2minutos se apresentando, demonstrando disponibilidade para dedicação de 12h semanais e 1 manhã inteira por mês para a realização das oficinas – bem como preocupação em atender o público com atenção e empatia – justificando seu interesse em participar na área do projeto.
  5. Direitos e Obrigações:
    1. Os bolsistas selecionados terão os seguintes direitos:
      • Receber bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), durante 7 meses, no período de vigência de 02 de maio a 31 de novembro de 2023 – no intervalo de 1mês durante às férias a bolsa passará a ser paga antecipadamente, promovendo as atividades até dezembro de 2023).
      • Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
      • Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
      • Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
    2. Os bolsistas selecionados terão as seguintes obrigações:
      • Disponibilizar 12 (dose) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;
      • Cumprir com todas as atividades acordadas com a coordenadora do projeto;
      • Manter contato constante com a coordenadora, se remetendo a ela em qualquer problema enfrentado ou em necessidade de orientação;
      • Manter endereço residencial, telefones, e-mail e dados bancários atualizados.
  6. Divulgação dos resultados Dia 30/04/2023.