Nos dias 08 a 20 de agosto, as professoras Magda Monego e Karem Vieira ministraram uma oficina de geleias e conservas vegetais no município de Silveira Martins, RS. Esta atividade, proposta dentro do projeto Progredir, é uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, cuja intenção é ofertar novas alternativas para a economia regional, que sejam sustentáveis e que promovam, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, uma educação para o meio ambiente e incentivo à geração de renda. Assim, se busca fortalecer a culinária da Quarta Colônia e incentivar a produção local de alimentos.
As aulas teórico-práticas foram conduzidas nas dependências da Cozinha Escola UFSM Silveira, espaço que dispõe de utensílios e equipamentos indispensáveis para o bom andamento da capacitação. No primeiro momento, foram abordados aspectos básicos do processamento de frutas e hortaliças, como equipamentos eutensílios, higiene e segurança, embalagens, rotulagem e armazenagem. Nas aulas seguintes, foram elaboradas diversas formulações de geleias e conservas de hortaliças.
Na oficina foram desenvolvidas mais de 40 formulações entre geleias e conservas de hortaliças, diversificadas entre geleias comum, extra e diet; geleias de polpa ou suco da fruta e aproveitamento de cascas e sementes. Foram elaboradas conservas de hortaliças com salmoura, calda acidificada e calda agridoce. No material disponibilizado para as cursistas, foram incluídas outras formulações para exercitar em casa. No mês de setembro, está prevista a oferta da Oficina de geleias e conservas vegetais para Agudo, em datas e turnos a definir. Confira, na galeria abaixo, alguns momentos das produções realizadas nessa última edição.
(Texto e fotos: Magda Aita Monego)