Durante a semana do dia 18 de julho, os alunos do 1° ano do ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM realizaram uma exposição de trabalhos feitos em aula. Eles distribuíram os materiais no hall do bloco E do Colégio, além de uma sala para a apresentação multimídia dos trabalhos da disciplina de Artes de todos os anos do médio. A idealização aconteceu no início do ano letivo, nas aulas de linguagens, e faz parte da nova proposta de Ensino Médio.
O Colégio optou pelo itinerário integrado nessa nova proposta, desta forma todas as áreas de conhecimento são trabalhadas. Na disciplina de linguagens, os professores de suas respectivas matérias propuseram, durante o primeiro trimestre, atividades que trouxessem o processo criativo, artístico e manual de volta, levando em consideração o tempo passado no meio digital em razão da pandemia. Os temas surgiram a partir do que os alunos traziam para as discussões em aula, através da realidade e ponto de vista deles o processo começa a tomar forma.
No dia 14 de julho, os estudantes participaram de uma palestra sobre curadoria ministrada pela historiadora e museóloga Leticia Crestani, para então organizarem futuramente o espaço onde as obras seriam colocadas. Totalizando 43 alunos, dividiram-se em grupos e organizaram o local onde todos os trabalhos realizados estariam expostos. Assim, a exposição foi dividida em sessões e todas foram sinalizadas por meio de uma peça de quebra-cabeça, que explicava a proposta do trabalho e a sessão.
Exemplo das demarcações é a sessão identidades, na qual os estudantes realizaram uma releitura da carteira de identidade, tanto em inglês como em espanhol, e uma escultura de seu rosto. Outra atividade, utilizada para trabalhar a técnica de colagem, incentivava cada aluno a escolher um livro nacional e resenha-lo, em forma de cartaz, dando sua própria interpretação. Além desses, um mural com frases retiradas das diversas crônicas produzidas ao longo dos meses foi exposto.
Na disciplina de Conversações Contemporâneas, uma palestra sobre identidade de gênero e orientação sexual foi realizada para então organizar a ideia da criação de um banheiro inclusivo, inaugurado no último mês. O banheiro também fez parte da exposição, com imagens e textos colados em seu interior.
O estudante Nicolas Brasil Brum cita a importância de atividades como essa e fica feliz por poder participar de uma experiência única para seu aprendizado como estudante. O aluno ainda relata: “Elas [as atividades] acabam nos representando, falando um pouco dos nossos gostos, de como nós somos, os tipos de livros que nós gostamos, acabam falando um pouco de nós”.