Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico promove Mesa Redonda sobre envelhecimento e demências



O Curso Técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico promoveu, no dia 11 de julho, uma mesa redonda com a temática “Como você gostaria de ser cuidado(a)? Reflexões sobre envelhecimento e demências”. O evento foi realizado no auditório do Colégio e ocorreu durante toda a manhã de segunda-feira. Durante a abertura, após a fala do Vice Diretor Professor Moacir Bolzan, a mesa foi composta pela psicóloga Daielle Marion, pelas docentes da UNISC Rejane Frozza e Liane Mahlmann Kipper e pela farmacêutica Cristiani Silveira Netto Trentin.

Mesa redonda do evento. Da esquerda para a direita, Cristiani Trentin, Daielle Marion, Liane Kipper e Rejane Frozza.

Em primeiro momento, a palavra foi utilizada pela professora Liane para abordar o mestrado profissional em psicologia da UNISC, o PPGPSI, que em sua área de interesse busca a otimização e melhoria de processos organizacionais na área da saúde. Em complemento a essa pesquisa, a professora Rejane apresentou o tema inovação em saúde, com o projeto de utilização de Sistema Inteligente para auxílio na avaliação e intervenção de doenças e demências.

Em sequência, a farmacêutica Cristiani, especialista em Gerontologia, falou sobre o cuidado com o medicamento dos idosos, que pela maior vulnerabilidade nessa fase da vida devem ser redobrados. Por fim, a psicóloga Daielle expôs sobre a temática principal da mesa redonda, “Como você gostaria de ser cuidado quando envelhecer?”, e contou um pouco sobre como chegou nessa área de especialidade. Além disso, apresentou dados sobre o número de idosos no país: em Santa Maria a estimativa é de 39.240, com um número de cuidadores considerado baixo, tendo em vista a demanda.

Mediado pela professora Danize Rizzeti, um momento para dúvidas e curiosidades direcionado as quatro palestrantes ocorreu após o final das palestras, proporcionando um aprendizado maior aos participantes, sejam eles cuidadores, psicólogos, enfermeiros e entre outros, em razão das diferentes abordagens que foram utilizadas no evento.

Pela parte da tarde, às 13h30min, a Coordenadora substituta Cindy Menezes Silva e a Coordenadora dos laboratórios de simulação prática em saúde Vanúzia Sari acompanharam as convidadas em uma visita aos laboratórios do Técnico em Cuidado de Idosos, com objetivo de integrar e conhecer a metodologia e a proposta de ensino no Colégio.

Público do evento no auditório do Colégio Politécnico

Envelhecimento e qualidade de vida

O envelhecimento da população brasileira nos últimos anos têm sido objeto de atenção, conforme a taxa de natalidade diminui e a expectativa média de vida aumenta. Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou dados sobre o número de pessoas com mais de 60 anos já ser superior ao de crianças com até 9 anos de idade. Em razão disso, estudos e políticas públicas são desenvolvidos em busca de um envelhecimento ativo e consequentemente saudável.

A situação ao redor do mundo não é diferente, a Organização das Nações Unidas projeta que o número de idosos nos próximos 30 anos mais que duplique. Como medida de segurança ao aumento da expectativa de vida, a Assembléia Geral da ONU declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, em busca de não apenas controlar problemas de saúde mas também proporcionar qualidade de vida à população idosa.

Embora o envelhecimento seja encarado pelas pessoas com tristeza e ligado a uma situação de dependência, o assunto traz à tona questões sociais e pessoais em cada caso. Os idosos, dependentes e independentes, possuem particularidades e necessidades que devem ser levadas em consideração. Desta forma, cresce a necessidade de profissionais que ajudem e acompanhem esse envelhecer, capacitados para contribuir com a autonomia e qualidade de vida do idoso.

O curso Técnico em Cuidados de Idosos, oferecido pelo Colégio Politécnico da UFSM, tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar nos aspectos físico, mental, cultural e social, com atuação profissional humanizada e ética. O Técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico é um dos cinco cursos da área no Brasil e um dos dois do estado do Rio Grande do Sul. Dentre eles, apresenta a maior carga horária (1500h) e, juntamente com estágios obrigatórios sob supervisão de equipes multidisciplinares, é uma formação que entrega à sociedade um profissional de excelência.

Saiba mais sobre o Curso Técnico em Cuidados de Idosos

Apresentação do Curso Técnico em Cuidados de Idosos – Descubra UFSM 2020

(Texto e fotos: Cristine Michelin/Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico.)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-5739

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes