Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Encontro online de professores de Linguagens da Educação Profissional sediado pelo Colégio Politécnico debate experiências e práticas pedagógicas

O Colégio Politécnico sediou, nos dias 22 e 23 de julho de 2021, o III Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste ano, o evento contou com novidades em sua organização e realização. Com a situação de pandemia de Covid-19, a comissão organizadora decidiu, pela primeira vez, realizar o encontro totalmente online. Esse formato possibilitou a participação de professores e professoras de 15 estados do Brasil, o que resultou em profícuas e diversificadas trocas de conhecimentos e de experiências profissionais.

Foto 1 – Legenda: Print do encontro remoto na plataforma Google Meet.

A organização do trabalho foi intensamente colaborativa, contando com uma equipe formada por professores e professoras de três instituições da EPT: Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Nesta terceira edição, foram recebidas 185 inscrições para ouvintes, 26 aprovações de trabalhos com apresentações orais e treze simpósios. Desta forma, o encontro contou com três modalidades de apresentação de trabalhos: rodas de conversa, simpósios e comunicações orais, protagonizadas por professores e professoras dos diferentes componentes curriculares constituintes da área de Linguagens na EPT.

Foto 2 – Legenda: Na foto, Cândida Martins Pinto, coordenadora geral do evento.

Diferentemente dos anos anteriores, esta edição optou pela ferramenta digital Padlet para reunir informações sobre o evento por duas razões principais. Por ser de fácil manuseio, essa ferramenta substitui a complexa criação de um website para o evento, sendo utilizada para divulgar informações sobre o encontro (inscrições, normas e templates para submissão de trabalhos, programação, entre outras).

Além disso, o Padlet do evento também serviu para divulgar essa ferramenta pedagógica on-line a participantes do evento que poderiam não a conhecer e que, ao consultá-la, poderiam considerá-la como uma ferramenta útil para suas práticas docentes, especialmente para o modelo de ensino remoto. Após o evento, o Padlet continua a ser utilizado para divulgar as gravações de todo o Encontro, e pode ser acessado pelo endereço https://padlet.com/eventolinguagensept/uytfrcnrjl4um4wk.

Foto 3 – Legenda: Na foto, a bolsista e aluna do Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico, Luciana Grendene Maculan, apresentando o Encontro.

Como nas edições anteriores, professores e professoras da EPT debateram, dialogaram, trocaram conhecimentos, ensinaram e aprenderam por meio do encontro. Para o professor Lucas Martins Flores, do IFFar – Jaguari, que fez o balanço geral do evento, o III Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica foi itinerante e colaborativo, pois agregou trabalhos diversos com as temáticas de ensino, pesquisa e extensão dos profissionais de linguagens.

O educador ressalta que os trabalhos inscritos no evento foram apresentados com maestria e qualidade: “vimos que além de professores, temos pesquisadores, extensionistas, estudantes e públicos interessados pelas questões que envolvam o contexto da EPT”.

Foto 4 – Legenda: Na foto, print de Lucas Martins Flores do IFFar – Jaguar durante o evento.

O evento, como ressaltam os organizadores, não se tratava de um congresso ou seminário, mas sim, de um encontro, no qual os professores das diferentes áreas de formação (língua portuguesa, inglesa, brasileira de sinais, literatura, educação física, artes) desejavam encontrar um diálogo, um espaço para discutir as questões relacionadas às suas problemáticas e rotinas de trabalho, focando em obter, a partir da prática docente, a teoria.

O próximo encontro, com data a definir, será sediado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari, no ano de 2022. De forma remota, novamente terá a duração de dois dias consecutivos e será sistematizado pelas plataformas digitais. Flores destaca: “o evento seguirá sendo organizado, planejado e executado por profissionais das diferentes áreas da educação tecnológica“. Os interessados em integrar a comissão organizadora podem entrar em contato pelos e-mails: evento.linguagens.ept@ufsm.com.br ou evento.linguagens.ept@iffarroupillha.edu.br.

Fonte: Comissão organizadora do III Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica