Colégio Politécnico é o 4º colocado no estado no Ranking do Enem

Relatos e informações complementares: Diário de Santa Maria.

Elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo, o ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado anualmente com o objetivo de elencar as instituições de ensino, públicas e privadas, que apresentam melhor desempenho na prova – a principal porta de entrada ao ensino superior para os estudantes. O levantamento é feito levando em conta somente as escolas com pelo menos 61 estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio, uma vez que o número melhor se adequa à realidade das escolas brasileiras. Para a construção do ranking, foram analisados os dados brutos do Enem 2018 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo consideradas somente as médias das escolas em que, pelo menos, metade dos concluintes prestou o Exame – excluindo-se as instituições com menos de dez estudantes do terceiro ano do ensino médio participantes.

Duas escolas de Santa Maria aparecem na lista das dez melhores colocadas no estado no Ranking do Enem, sendo o Colégio Politécnico o melhor situado no levantamento, em quarto lugar. No ranking geral, que considera as instituições de ensino de todo o Brasil, o Politécnico assume a posição 201. A média dos estudantes da instituição nas provas objetivas foi de 660,94. Na redação, a média foi de 803,13.

Em entrevista ao jornal Diário de Santa Maria, o Diretor de Ensino do Colégio Politécnico, Moacir Bolzan, destacou o enfoque da Unidade no processo de ensino, e não somente no resultado final. “Os professores atuam em vários níveis. Temos uma boa infraestrutura com laboratório de química, física e biologia, por exemplo, que é para os técnicos, mas que os alunos do Ensino Médio usufruem também. O professor que circula em diferentes níveis cria uma agilidade mental, inclusive, de adaptar e compreender as diferenças” salienta Bolzan.

Para o diretor da instituição, professor Valmir Aita, a integração dos estudantes do Politécnico para além das salas de aula também é um diferencial da instituição: “O aluno que está aqui está inserido no ambiente universitário, e isso mexe com a autoestima dele. Transitar nesse meio dá uma bagagem muito importante para o aluno. O mais importante é olhar para trás e ver que não importa ser o primeiro, segundo ou terceiro, mas ver a qualidade do ensino que nos mantém nesse patamar louvável”, ressalta Valmir Aita.