Curso de Gestão Ambiental do Politécnico realiza atividades alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente

Relato e imagens: Silvia Pardi Lacruz.
Informações complementares: Grupo Bandeirantes da Serra (GBS).

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, estudantes e docentes do curso de Gestão Ambiental do Colégio Politécnico participaram, no início do mês, de diferentes ações de integração e trocas de conhecimentos. No dia quatro de junho, o Secretário Adjunto da Secretaria de Município de Meio Ambiente de Santa Maria, Guilherme Lul da Rocha, ministrou a palestra “Funcionamento e Atribuições da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Santa Maria” aos professores a alunos. O curso também participou, no dia sete de junho, do ciclo de palestras da Pré-Conferência Municipal do Meio Ambiente, evento organizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Maria (CONDEMA). A atividade ocorreu no auditório Flávio Miguel Schneider, no Centro de Ciências Rurais da UFSM.

Finalizando a programação das atividades, o curso promoveu, no dia onze, uma visita ao Parque Natural Municipal dos Morros, em Santa Maria. O passeio foi realizado com cerca de 65 estudantes, que foram acompanhados pelos professores Alejandro Lezcano Schwarzkopf, Filipe Fagan Donato, Franciele Antônia Neis, Maurício Tratsch, Renato Trevisan, Roni Blume, Suzimary Specht e Silvia Pardi Lacruz. Na oportunidade, o grupo foi conduzido pela equipe do Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), que apresentou aos visitantes informações da história de atuação do GBS no que hoje é a Unidade de Conservação, algumas características e finalidades da área protegida, bem como as dificuldades e pressões na realização desse tipo de trabalho. O Grupo Bandeirantes da Serra é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano através da conservação do meio-ambiente, práticas de esportes ao ar livre e consciência ambiental por meio de atividades em vales, morros, encostas e cascatas, matas de difícil acesso e áreas urbanas.