O Colégio Politécnico da UFSM marcou presença na 23ª edição da Expoagro Afubra, consolidando sua tradição como expositor no evento. A participação do colégio, nos quatro dias de evento, contou com o apoio de 10 estudantes bolsistas, selecionados de modo a representar os diferentes eixos tecnológicos em que o Politécnico tem cursos. Servidores técnicos e docentes acompanharam diariamente as atividades também.
Durante a feira, a instituição promoveu a divulgação de seus cursos em todas as modalidades: Ensino Médio, Proeja, cursos técnicos, Graduação e pós-graduação, além de apresentar projetos de ensino, pesquisa e extensão, com destaque ao trabalho realizado em seus laboratórios.




Além da exposição institucional, o Colégio Politécnico também levou uma turma de 45 estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, acompanhados da docente Jaqueline Sagarbossa e, também, mais 11 participantes do projeto Polifeira do Agricultor, acompanhados do coordenador Cristiano Dotto. Esta participação proporcionou experiências acadêmicas e profissionais enriquecedoras que reforçam o compromisso do Colégio Politécnico com a formação e a inovação no setor agropecuário e reafirma a relevância da UFSM no desenvolvimento deste setor, aproximando o meio acadêmico dos produtores e fortalecendo a troca de conhecimento entre universidade e sociedade.
A Expoagro Afubra é a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar com uma área de exposições de 35 hectares. Lavouras demonstrativas, exposição de animais, agroindústrias, palestras técnicas e mostra de máquinas, equipamentos, produtos e serviços foram algumas das atrações da feira. Com a estimativa de um público superior a 188 mil pessoas, a 23ª edição do evento trabalhou o tema da SuperAção, frente à recente tragédia climática que o Rio Grande do Sul enfrentou.
Texto: Júlia Ciervo Zucchetto, acadêmica do 3º semestre de Jornalismo/UFSM; bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos: Ana Bacovis, estudante de Jornalismo, bolsista da Polifeira do Agricultor