1. NÚMERO DE BOLSAS: 01 (uma)
As vagas serão destinadas para as atividades da biblioteca nos seguintes dias e horários1 :
• Manhã: Segunda-feira a sexta-feira: 08h00 às 12h00
O(a) bolsista selecionado(a) deverá atender as seguintes demandas na Biblioteca Setorial do Colégio Politécnico:
• Atendimento ao usuário: efetuar empréstimos, renovações e devolução de materiais presentes no acervo através do sistema SIE; gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para usuários com restrições de empréstimo; orientar os usuários na busca e localização de informações/acervo; auxiliar os usuários, quando necessário, na utilização dos computadores para pesquisas.
• Organização do ambiente: zelar pelo cumprimento das regras da biblioteca, orientando os usuários sempre que necessário; manter o ambiente físico arrumado e organizado; localizar e guardar os materiais bibliográficos de acordo com o sistema de classificação adotado pela biblioteca; efetuar a magnetização/desmagnetização dos livros em circulação.
• Preparação de materiais para a circulação: carimbar e etiquetar obras recém-adquiridas, seguindo a padronização institucional; inserir o sensor magnetico antifurto; inserir as papeletas de data de devolução.
• Redes sociais: Divulgação de conteúdos institucionais, capacitações produtos e serviços da biblioteca bem como sugestões de leitura e as novas aquisições por meio das redes sociais oficiais da biblioteca (facebook e instagram).
• Eventualmente: auxílio na realização do inventário do acervo e em atividades culturais específicas a serem promovidas pela biblioteca, como o “Descubra”.
* Durante o período de férias acadêmicas, o horário poderá ser ajustado conforme o de funcionamento da biblioteca.
2. DAS INSCRIÇÕES:
a) Período: Do dia 07 até dia 21 de Abril de 2025.
b) As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: daniel.rigo@ufsm.br . Inscrições enviadas por outros meios ou fora do prazo não serão efetivadas. Informar no campo do assunto do e-mail “PROCESSO DE SELEÇÃO BSCP + NOME COMPLETO”.
c) Documentos obrigatório em PDF:
• Justificativa do interesse para ser bolsista no projeto;
• Comprovante de matrícula;
• Histórico escolar simplificado e atualizado;
• Currículum Vitae atualizado com os dados para contato;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de benefício socioeconômico (se aplicável).
3. DO PROCESSO SELETIVO:
A seleção ocorrerá por meio:
• Análise da documentação encaminhada pelos (as) candidatos(as). O não envio de qualquer um dos itens da documentação exigida eliminará automaticamente o(a) candidato(a) da seleção.
• Entrevista para a vaga.
3.1 A seleção será realizada conforme segue:
a) Preenchimento da Justificativa
b) não possuir vínculo empregatício ou ter outra bolsa de qualquer natureza, salvo bolsas e benefícios que possuam a finalidade de contribuir para a permanência e a diplomação de estudantes em situação de vulnerabilidade social;
d) ter disponibilidade para cumprir as atividades da bolsa, dentro do horário previsto neste edital e em jornada de 20 (vinte) horas semanais.
3.2. OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão considerados como critérios de seleção:
a) Análise da documentação enviada de acordo com especificação no item 2 deste edital;
b) Entrevista presencial;
c) Aproveitamento escolar satisfatório, conforme análise do histórico escolar;
d) Grau de compatibilidade entre o curso em que o(a) candidato(a) está matriculado(a) e as atividades a serem desempenhadas na biblioteca, a ser verificado conforme comprovante de matrícula;
e) Não receber outra bolsa de qualquer natureza de outros órgãos da UFSM;
f) Residir em local próximo à UFSM;
g) Ter conhecimento básico em informática e manipulação de redes sociais;
h) Não estar matriculado(a) em disciplinas que sejam no mesmo horário das atividades da bolsa;
Entrevista: Serão selecionado(a)s para esta etapa somente o(a)s participantes que atenderem aos pré-requisitos descritos neste edital. As entrevistas serão presenciais e ocorrerão entre os dias 22 a 25/04, durante o horário de atendimento da biblioteca. O agendamento das mesmas com a descrição de data, horário e local serão comunicados via e-mail informado pelo(a) candidato(a).
4. DIREITOS E OBRIGAÇÕES:
4.1. O(a) bolsista selecionado(a) terá os seguintes direitos:
a) Receber bolsa mensal no valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), durante o período de vigência da bolsa;
b) estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
c) ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
d) receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
4.2. O (a) bolsista selecionado (a) terá as seguintes obrigações:
a) Ser pontual e assíduo(a);
b) Ser cortês, tratar com educação e respeito a todo(a)s o(a)s usuário(a)s da biblioteca e membros da equipe;
c) Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades;
d) ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) no COREM/Prograd – Coordenadoria de Registro e Matrículas – no Portal do Aluno e na Plataforma Lattes;
e) possuir conta corrente pessoal em banco para viabilizar pagamento da bolsa. Não será permitida conta poupança ou conta conjunta. O não atendimento aos itens acima mencionados implicará no cancelamento da bolsa.
5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO:
a) Os resultados serão divulgados no dia 25 de abril de 2025 no site www.politecnico.ufsm.br e também afixados na porta de entrada da Biblioteca.
b) O(a) bolsista selecionado(a) deverá passar por treinamento presencial nos dias 28 e 29 de abril, das 09:30 às 11:30. As atividades efetivas da bolsa terão início em 05 de maio de 2025.
c) Como não haverá devolutiva individual dos resultados, é de inteira responsabilidade dos inscritos acompanha-las nos canais oficiais acima descritos.
6. CRONOGRAMA
Etapa | Data |
---|---|
Publicação do edital | 07/04/2025 |
Recebimento das inscrições | 07/01 a 21/04/2025 |
Divulgação da relação de inscrito(a)s | 22/01/2025 |
Entrevistas presenciais | 22 a 25/04/2025 |
Divulgação do resultado | 25/04/2025 |
Treinamento presencial | 28 e 29/04/2025 |
Início das atividades | 05/05/2025 |
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
a) Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do Projeto.
b) Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail daniel.rigo@ufsm.br