A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a empresa AGCO do Brasil Soluções Agrícolas oficializaram, na tarde de 12 de dezembro de 2024, a assinatura do Termo de Concessão de Uso nº 010/2024. O acordo contempla o comodato de máquinas agrícolas com o objetivo de impulsionar atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área da Agricultura Digital.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a professora Martha Adaime, Vice-Reitora da UFSM, e Lucas Zanetti, Gerente de Marketing de Produtos da AGCO. Também prestigiaram a cerimônia autoridades acadêmicas da UFSM, docentes, representantes de empresas parceiras, acadêmicos e convidados.
As máquinas agrícolas cedidas pela AGCO incluem:
- Colhedora Massey Ferguson 4690 HD;
- Plataforma caracol Massey Ferguson;
- Plataforma de milho MF G-05;
- Semeadora Massey Ferguson MF 600;
- Pulverizador Massey Ferguson 530R.
Durante o evento, as falas ressaltaram a importância da parceria para a formação acadêmica e o avanço tecnológico na agricultura. Lucas Zanetti destacou o papel da AGCO no desenvolvimento de soluções agrícolas inovadoras, enquanto Martha Adaime reforçou o compromisso da UFSM em buscar parcerias que beneficiem a comunidade acadêmica e a sociedade.
Os equipamentos serão utilizados nas atividades de implantação, condução e colheita de culturas agrícolas de grãos, especialmente a soja, o milho e o trigo, com a aplicação de tecnologias de última geração, como por exemplo: controle de tráfego de máquinas agrícolas a partir de projetos de linhas de operação, com precisão de 2,5 cm; acompanhamento das operações agrícolas através de telemetria; geração de mapas de produtividade, a partir de sensores de rendimento e de umidade instalados na colhedora; utilização de estação meteorológica integrada ao pulverizador; entre outras. Isso contribuirá para a formação dos estudantes que atuam no projeto Advanced Farm 360, bem como dos alunos dos cursos do Colégio Politécnico, principalmente os do eixo dos recursos naturais. Além disso, as ações de pesquisa, extensão e inovação serão potencializadas, a partir da aplicação das tecnologias mais modernas disponíveis para a agricultura.
Na ocasião representando a direção do Colégio Politécnico, a professora Dra. Magda Monego, diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do Politécnico, destacou em sua fala a importância de parcerias público-privado para o suporte à estrutura de ensino da universidade. A professora também pontuou a contribuição desta concessão entre UFSM e AGCO do Brasil ao desenvolvimento das aulas práticas dos cursos do Colégio Politécnico e outros cursos da universidade, promovendo uma formação mais próxima ao mundo do trabalho.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM