1) Número de bolsas: 13
As cotas de bolsas/bolsistas terão atribuições conforme especificação a baixo:
BOLSA 1 – Estufa aço galvanizada: Produção de forrações anuais e flores de corte – Produção de forrações anuais (amor perfeito, cravina, petúnia, tagetes, boca de leão, repolho ornamental, lobélia, flor de mel, alegria de jardim, torenia, salvia farinácea, begônias, calêndula) .Semeadura, desbaste, repicagem, desponte, transplante, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, tratamentos fitossanitários, retirada de plantas daninhas, controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes, manutenção da estufa de produção, confecção de substratos para forrações anuais. – Controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes. Manutenção da estufa de produção. Confecção de substratos para forrações anuais. Flores de corte: produção de flores multiplicadas sexuadamente e assexuadamente que servirão de matéria prima para a arte floral (Floresce).
BOLSA 2 – Sombrite gigante: Produção de Palmeiras
Produção de 12 espécies de palmeiras. Semeadura, desbaste, repicagem, transplante, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, podas, manejo fitossanitário, retirada de plantas daninhas, produção de substratos, compostagem, manutenção do telado de produção.- Controle de estoque de sementes, armazenamento de sementes.
BOLSA 3 – Sombrite baixo e alto: Produção de arbustos e arbóreas Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, enxertia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita de arbustos e árvores.
BOLSA 4 – Mandala, Relógio Biológico, Jardim Floresce: Manutenção geral (irrigação, retirada de plantas daninhas, podas, capinas, adubação…)
BOLSA 5 – Estufa fibra de vidro: produção de bromélias, cactos, suculentas e plantas pendentes. Confecção de substratos, transplante, semeadura, divisão de plantas, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, eliminação plantas daninhas, colheita, pós-colheita de bromélias,cactus, suculentas e plantas pendentes.
BOLSA 6 – Produção de plantas a céu aberto
Produção de forrações perenes, arbustos, arbóreas de grande porte na área nova do Colégio Politécnico da UFSM. Confecção de substratos, transplante, limpeza da área, divisão de plantas, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, eliminação plantas aninhas, sangria e cura das plantas, preparação utilização e/ou entrega das plantas.
BOLSA 7 – Estufa climatizada: Produção de plantas envasadas e flores de corte Produção de flores e plantas envasadas de gloxínea, gérberas, gerânios malvão e pendente, sumpatiens,antúrios, alstroeméria, gipsofila, callas, pimenta ornamental, prímulas, brinco de princesa, germinação das forrações anuais e cactos, estaquia das forrações perenes, arbustos e arbóreas, enraizamento de suculentas. Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita. Controle fotoperíodo, umidade e temperatura.
BOLSA 8 – Estufa climatizada: Produção de plantas envasadas e flores de corte
Produção de flores e plantas envasadas de gloxínea, gérberas, gerânios malvão e pendente, sumpatiens,antúrios, alstroeméria, gipsofila, callas, pimenta ornamental, prímulas, brinco de princesa, germinação das forrações anuais e cactos, estaquia das forrações perenes, arbustos e arbóreas, enraizamento de suculentas. Confecção de substratos, transplante, semeadura, estaquia, irrigação, fertirrigação, adubação, monitoramento de pH e condutividade elétrica, manejo fitossanitário, preparo de canteiros, colheita, pós-colheita. Controle fotoperíodo, umidade e temperatura.
BOLSA 9 – Laboratório de Botânica do Colégio Politécnico
Manutenção do Jardim Botânico do Colégio Politécnico: corte da grama, podas, retirada de plantas daninhas, adubação, irrigação, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados e da estufa. Manutenção e ampliação da coleção botânica com difusão de exemplares para instituições parceiras.
BOLSA 10 – Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM
Confecção de arranjos florais, atendimento ao público nos horários estipulados, manutenção do espaço de vendas (Floresce), venda dos produtos excedentes para comunidade, controle de caixa e estoque, irrigação das plantas deste espaço, acompanhar o público que ingressa no setor de floricultura para conhecer as áreas de produção.
BOLSA 11 – Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico da UFSM
Confecção de arranjos florais, atendimento ao público nos horários estipulados, manutenção do espaço de vendas (Floresce), venda dos produtos excedentes para comunidade, controle de caixa e estoque, irrigação das plantas deste espaço, acompanhar o público que ingressa no setor de floricultura para conhecer as áreas de produção.
BOLSA 12 – Manutenção dos espaços ajardinados do Colégio Politécnico
Corte de grama, podas, retirada de plantas daninhas e de resíduos dos espaços do entorno do colégio, adubação, irrigação, substituição de plantas, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados.
BOLSA 13 – Manutenção dos espaços ajardinados do Colégio Politécnico
Corte de grama, podas, retirada de plantas daninhas e de resíduos dos espaços do entorno do colégio, adubação, irrigação, substituição de plantas, limpeza e manutenção dos espaços ajardinados.
2. Prazo para inscrições:
Do dia 03 até dia 10 de dezembro de 2024 às 23 horas e 59 minutos. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo e-mail: bolsasfloricultura2022@gmail.com. No e-mail, campo do assunto, informar o título do edital e telefone de contato (preferencialmente WhatsApp).
3. Seleção:
• A seleção será realizada, preferencialmente, por meio de entrevista presencial no dia 11 de dezembro de 2024, a partir das 9 horas, na sala A 111 do Colégio Politécnico. Caso o candidato não possa comparecer na data e horário estabelecidos, será permitido o envio de um vídeo com duração máxima de 3 minutos, contendo uma apresentação pessoal e a justificativa do interesse pela bolsa.
• Será realizada também a análise da documentação enviada pelos(as) candidatos(as). A ausência de qualquer item exigido na documentação resultará na desclassificação automática do(a) candidato(a).
• Se necessário, o coordenador do projeto poderá agendar, via e-mail ou contato telefônico, uma conversa adicional, que poderá ser remota ou presencial, para complementação do processo seletivo.
E
Os critérios de seleção são os seguintes:
A – Grau de compatibilidade do curso matriculado com o perfil desejado para as atividades a serem desenvolvidas.
B – Aproveitamento escolar satisfatório (verificado pelo histórico escolar);
C – Capacidade de se ver no projeto, relacionando a importância da participação com o projeto pessoal (verificado pelo vídeo);
E – Exemplificação da capacidade técnica, argumentando como pensa a execução do projeto, relacionando pontos fortes e pontos fracos (verificado pelo vídeo);
F – Nota atribuída pelo avaliador, relativo ao grau de aproveitamento do curso e como lhe percebe para as necessidades do projeto (percepção do coordenador).
4. Documentação exigida:
Os (as) candidatos (as) deverão encaminhar por e-mail para confirmação da inscrição, os seguintes documentos em PDF:
a. Comprovante de matrícula;
b. Histórico escolar simplificado;
c. Número de contato telefônico (preferencialmente com Whatsapp)
5. Direitos e Obrigações:
a) O bolsista selecionado terá os seguintes direitos:
• Receber bolsa mensal no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais), durante o período de vigência (01 janeiro a 31 de dezembro de 2025).
• O período máximo da bolsa é 31 de dezembro de 2025, sendo que poderá a qualquer momento ser rescendido por qualquer uma das partes mediante aviso prévio e justificativa;
• Estar incluído na cobertura do seguro contra acidentes pessoais, nos horários de atuação da bolsa;
• Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
• Receber orientações e EPIs que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.
b) O bolsista selecionado terá as seguintes obrigações:
• Disponibilizar 20 (vinte) horas semanais para o cumprimento de suas atividades (turnos completos); • Ter os dados pessoais atualizados (e-mail e telefone) no COREM/Prograd – Coordenadoria de Registro e Matrículas – no Portal do Aluno.
c) possuir conta corrente pessoal em banco para viabilizar pagamento da bolsa. Não será permitida conta poupança ou conta conjunta.
d) O não atendimento aos itens acima mencionados implicará no cancelamento da bolsa.;
6 Na divulgação dos resultados pode ou não ocorrer à existência da lista de suplentes, a chamada dos suplentes não é obrigatória, sendo que poderá ser realizado a qualquer tempo novo edital público de seleção de bolsitas.
7 Divulgação dos resultados:
A partir do dia 11 de dezembro de 2024 pelo site do Colégio Politécnico da UFSM, aba Oportunidades.