Entre os dias 31/10 e 03/11, o Colégio Politécnico da UFSM esteve presente na 26ª Festa do Moranguinho e da Cuca, evento que reuniu estudantes, professores e a comunidade local e da região centro do RS em um ambiente de celebração e de divulgação de negócios. Em sua participação, o Politécnico destacou seus diversos cursos e projetos desenvolvidos no colégio.
A participação do Colégio Politécnico foi planejada com muita dedicação, pois a instituição entende a relevância da região da Quarta Colônia para Santa Maria e para a UFSM, sendo muitos estudantes do Colégio oriundos de cidades da região. Como uma das ações e atrações do espeço do Politécnico, foram distribuídas mudas de suculentas cultivadas por estudantes do curso Técnico em Paisagismo. A iniciativa, que também propõe destacar a a conscientização ambiental e o interesse pela jardinagem entre os visitantes, já é tradição nas participações em eventos do Politécnico.
Importante destacar que a participação do Colégio Politécnico no evento contou com a participação de 40 bolsistas de diferentes eixos de formação do Colégio. Os/As estudantes participaram de edital de seleção, receberam treinamento prévio e tiveram a oportunidade de representar o colégio, apresentando os cursos, projetos e laboratórios aos visitantes, demonstrando a diversidade e a riqueza das atividades acadêmicas oferecidas pela instituição.
Destaque para o que “o POLI tem”
Projeto Advanced Farm 360 – representado pelas estudantes Aline Lampert Dutra e Beatriz Procopio, o projeto Advanced Farm 360 trouxe ao público uma visão abrangente sobre as tecnologias avançadas aplicadas à agricultura. O estande atraiu grande interesse com demonstrações de drones e sistemas de monitoramento agrícola, mostrando como a inovação pode transformar o setor agropecuário.
Geotecnologias e Atividades Interativas: da Teoria à Prática (PoliGeo) – Gabriel Boemo Sawaris apresentou o PoliGeo, um projeto que integra geotecnologias e atividades interativas, destacando a importância da geografia e da tecnologia na educação moderna. O projeto enfatizou a aplicação prática do conhecimento teórico, encantando os visitantes com mapas interativos e simulações geoespaciais.
Capacitação Técnica para Obtenção de Produtos Cosméticos a partir de Formulações Naturais – João Pedro Cananea Machado demonstrou o processo de criação de cosméticos naturais, oferecendo aos visitantes uma visão dos benefícios e técnicas de produção sustentável. A iniciativa visa capacitar estudantes na elaboração de produtos cosméticos, promovendo a utilização de ingredientes naturais e ecológicos.
Laboratórios do eixo de Alimentos- os visitantes puderam saborear doces de leite e iogurtes produzidos no Laboratório de Leite, além de suspiros, geleias de butiá e de uva, produções do Laboratório de Panificação, Frutas e Hortaliças. Essas iguarias destacaram a qualidade e a criatividade dos produtos desenvolvidos no colégio.
Laboratório de Fitoterapia e Cosmetologia Natural e Laboratório de Práticas Farmacêuticas – houve demonstrações, também, de produtos desenvolvidos pelo curso de farmácia, onde os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre os processos de criação de remédios e cosméticos à base de plantas.
Laboratório para Treinamento de Habilidades para Simulações em Saúde e do Laboratório de Farmacologia Aplicada – os visitantes também tiveram a oportunidade de interagir com bonecos anatômicos, utilizados pelos cursos do eixo da saúde. Essas ferramentas educacionais são essenciais para a formação prática dos estudantes, proporcionando um aprendizado coerente com a prática.