ZOOTECNIA: formação técnica para o manejo e bem-estar animal

A zootecnia é uma área fundamental para a produção animal, com foco no manejo, bem-estar e melhoria genética de diversas espécies de interesse econômico. O setor está em crescimento no Brasil, impulsionado pela crescente demanda por alimentos de origem animal e pela busca por práticas mais sustentáveis. A formação técnica em zootecnia prepara profissionais para atuar em propriedades agrícolas, indústrias de produção animal, cooperativas, empresas de nutrição e saúde animal, além de órgãos públicos e institutos de pesquisa.

O técnico em zootecnia é capacitado para trabalhar no manejo de rebanhos, alimentação, reprodução e saúde animal, sempre visando a produtividade e o bem-estar das espécies. Com o aumento da consciência sobre a sustentabilidade no campo, o mercado de trabalho está em expansão, oferecendo oportunidades em áreas como produção de carne, leite, ovos, e outros derivados, além da gestão de fazendas e sistemas agropecuários.

O curso Técnico em Zootecnia do POLI:

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria oferece o curso técnico em Zootecnia, que se destaca pela tradição e qualidade no ensino técnico-profissionalizante. O curso é presencial, com aulas no período da manhã e atividades práticas realizadas em campos experimentais e laboratórios equipados, permitindo que os alunos adquiram uma formação completa e alinhada às demandas do mercado.

Com duração de dois anos, o curso está organizado em três semestres de disciplinas teóricas e práticas, e um semestre dedicado ao estágio supervisionado. O curso também incentiva a participação de estudantes em projetos de extensão e pesquisa, oferecendo uma formação completa que os prepara para enfrentar os desafios do setor produtivo.

Saiba mais sobre a grade curricular do curso.

Confira o Projeto Pedagógico do curso.

O curso Técnico em Zootecnia está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025, até 04/11. As provas acontecem em 01/12 e as aulas têm início no primeiro semestre de 2025.