Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Curso Técnico em Enfermagem do Politécnico da UFSM: qualificação para um atuação no setor da Saúde

A Enfermagem é uma área vital para o funcionamento do setor de saúde, sendo essencial em hospitais, clínicas, postos de saúde e no cuidado domiciliar. Com a crescente demanda por serviços de saúde, tanto no setor público quanto no privado, a formação em Enfermagem se destaca como uma escolha para quem busca muitas oportunidades de atuação.

O profissional técnico em Enfermagem desempenha um papel fundamental no cuidado de pacientes, auxiliando médicos, realizando procedimentos e prestando assistência direta. A profissão se tornou ainda mais valorizada com o envelhecimento da população e a ampliação de programas de saúde, especialmente em regiões onde a demanda por profissionais qualificados é alta.

O Curso Técnico em Enfermagem do Politécnico da UFSM

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria oferece um curso técnico em Enfermagem que é referência na área de formação técnica. O curso, realizado na modalidade presencial, tem aulas no turno da manhã, com atividades práticas complementares realizadas na Atenção Básica em Saúde do município de Santa Maria, no Hospital Universitário de Santa Maria e no Laboratório de Simulações e Práticas em Saúde do Colégio Politécnico.

Com duração de 2 anos, o curso é dividido em 4 semestres de disciplinas teóricas e práticas. Os estágios iniciam no segundo semestre do curso.

A grade curricular do curso abrange temas como anatomia, fisiologia, cuidados básicos e especializados de saúde, além de treinamentos em primeiros socorros e emergências. A infraestrutura de laboratórios modernos e a parceria com unidades de saúde garantem que os/as estudantes recebam uma formação completa, com forte ênfase na prática profissional. Além disso, o Colégio Politécnico da UFSM estimula a participação dos estudantes em projetos de extensão e programas de estágios supervisionados, enriquecendo a experiência acadêmica.

Confira AQUI as disciplinas do curso por semestre

Confira AQUI o Projeto Pedagógico do curso Técnico em Enfermagem

O curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025 até 04/11. As provas serão aplicadas no dia 01/12 e as aulas têm início no 1º semestre de 2025.