FRUTICULTURA: Qualificação Técnica para um Mercado em Crescimento

A fruticultura é uma área em constante crescimento no Brasil, com grande importância tanto para a economia, quanto para a segurança alimentar. Com a demanda crescente por alimentos saudáveis e o aumento do consumo de frutas, o mercado frutícola oferece diversas oportunidades para profissionais capacitados. Quem opta por seguir essa carreira encontra um campo promissor, que abrange desde a produção até a comercialização de frutas em diferentes escalas.

O técnico em fruticultura é responsável por planejar, executar e acompanhar atividades de cultivo, manejo e colheita de frutas, sempre atento às boas práticas agrícolas e à sustentabilidade. Esse profissional também pode atuar no controle de qualidade, processamento e comercialização dos produtos. Dada a relevância do setor, principalmente em regiões com forte produção agrícola, como o Rio Grande do Sul, a formação em fruticultura torna-se uma escolha estratégica para quem busca uma profissão em sintonia com as demandas do mercado.

O curso Técnico em Fruticultura do Politécnico da UFSM

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria oferece um curso técnico em Fruticultura, que une tradição e excelência no ensino técnico-profissionalizante. O curso é ofertado com 75% das aulas na modalidade a distância e 25% presencial, com aulas aos sábados de atividades práticas realizadas em campo, proporcionando uma experiência completa e alinhada com as necessidades do mercado.

Com duração de 2 anos, o curso está estruturado em 3 semestres de disciplinas teóricas e práticas, seguidos de 1 semestre de estágio supervisionado.

Cada semestre concluído garante uma certificação intermediária:

• Assistente de Produção Agrícola (1° semestre)
  •  Auxiliar de Manejo Frutícola (2° semestre)
  • Supervisor de Qualidade em Fruticultura (3° semestre)

A grade curricular do curso inclui desde conceitos fundamentais de cultivo e manejo de frutíferas até o uso de tecnologias agrícolas modernas, como sistemas de irrigação e controle biológico de pragas. O Colégio Politécnico da UFSM também oferece laboratórios e campos experimentais bem equipados, além de promover a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão. Essa formação abrangente garante que os estudantes estejam preparados para os desafios do setor e prontos para contribuir com inovações no campo da fruticultura.

O curso Técnico em Fruticultura está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025, até 04/11. As provas acontecem em 01/12 e as aulas iniciam no 1° semestre de 2025.