O Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participou da 26ª edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação Empresarial (ICEIS), realizada em Angers, na França. O evento, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril, teve como objetivo reunir especialistas interessados nos avanços e aplicações empresariais de sistemas de informação, abrangendo áreas como Banco de Dados, Inteligência Artificial e Arquitetura Empresarial.
O LUMAC apresentou pesquisas inovadoras que impactam diretamente a área da saúde animal, demonstrando soluções tecnológicas avançadas para a defesa sanitária animal e destacando a importância da colaboração acadêmica e governamental nesse contexto.
Os estudos apresentados durante a conferência foram:
- “A Distributed Processing Architecture for Disease Spread Analysis in the PDSA-RS Platform,” escrito por Denilson Ebling, Felipe Machado, Glenio Descovi, Nicolas Cardenas, Gustavo Machado, Vinicius Maran e Alencar Machado.
Este artigo explora o desenvolvimento de um sistema inteligente para análise da disseminação de doenças em animais, com foco na febre aftosa. O sistema utiliza containers Docker para implementação e visa fornecer aos veterinários uma ferramenta que integra um modelo estocástico, facilitando a tomada de decisões críticas.
- “Speeding Up the Simulation of Animal Diseases Spread: A Study Case on R and Python Performance in PDSA-RS Platform,” escrito por Rodrigo Schneider, Felipe Machado, Celio Trois, Glênio Descovi, Vinícius Maran e Alencar Machado.
Este artigo aborda a otimização de um sistema de simulação de disseminação de doenças em animais, também com destaque para a febre aftosa. O estudo compara o desempenho de funções de alto custo computacional executadas em R com a proposta implementada em Python, demonstrando a eficiência da reescrita do código em Python.
Os dois artigos se concentram na análise e no aprimoramento de sistemas para monitorar e simular a disseminação de doenças em animais, sendo a febre aftosa o principal foco. O Professor Alencar Machado, coordenador do LUMAC, enfatizou a relevância da participação do laboratório na 26ª ICEIS ao apresentar resultados de pesquisa ligados à plataforma de defesa sanitária animal do estado do Rio Grande do Sul.
“Nossa participação no congresso foi crucial para destacar o progresso do LUMAC na plataforma de defesa sanitária animal do estado do Rio Grande do Sul. Apresentamos dois artigos que demonstram nosso avanço científico e tecnológico. A colaboração com a Universidade da Carolina do Norte e a tradução do modelo de simulação de doenças para Python refletem nosso compromisso com a inovação. Estamos em processo de registro da plataforma, planejando o depósito de patente em parceria com a UFSM e a Secretaria da Agricultura, o que reconhece o valor de nossa pesquisa.”, comentou.
Além da participação na 26ª ICEIS, o LUMAC também esteve presente na Conferência Internacional de 2024 sobre Educação Suportada por Computador (CSEDU), realizada entre 2 e 4 de maio de 2024, também em Angers/França. Na ocasião, foram apresentados resultados de projetos em andamento no laboratório, que envolveram alunos de três centros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o Colégio Politécnico, o Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Educação (CE), em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a própria UFSM.
Texto: Fellipe Medeiros, estudante de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Instagram – LUMAC Research Laboratory @br.ufsm.lumac