Desde a semana de 29 de abril, quando iniciaram as chuvas fortes, servidores e estudantes dos mais diferentes cursos do Colégio Politécnico da UFSM se mobilizaram para auxiliar as vítimas no RS, especialmente aquelas que se localizam na cidade de Santa Maria e na região da Quarta Colônia. Servidores, docentes e técnicos-adminsitrativos em educação, apoiados e acompanhados por estudantes, buscaram formas de apoiar, viabilizando as soluções de acordo com suas experiências e seus projetos. Confira abaixo as ações que já estão em execução:
Organizado formulário para levantamento de informações sobre a situação de estudantes do Politécnico
A partir de reuniões com docentes e coordenadores(as) de cursos, percebeu-se a urgência de um levantamento de informações junto aos(às) estudantes de todos os cursos do Colégio Politécnico. Foi então elaborado um formulário (Google Formulários) com o objetivo de coletar dados a respeito da situação de estudantes frente à tragédia hidrometeorológica que atingiu Santa Maria e outras cidades do RS. O formulário foi amplamente divulgado pelas coordenações de cursos e solicitada resposta por todos(as) estudantes, mesmo aqueles(as) que não foram “diretamente atingidos(as)” com danos materiais. Os dados obtidos já somam mais de 630 respostas. Em sua maioria, estudantes do Colégio Politécnico não foram diretamente atingidos pelas cheias, deslizamentos e ilhamentos de localidades, contudo aqueles que foram, necessitam de grande auxílio ou ainda se encontram impossibilitados de transitar e/ou receber recursos, como é o caso dos que residem nos municípios da Quarta Colônia, região de onde vêm significativo número de estudantes do Politécnico.
Com a análise das informações obtidas, estratégias de ação estão sendo pautadas. Dentre as questões feitas no formulário, um ponto que chamou especial atenção, foi quando questionado sobre a necessidade de conversar com alguém neste momento. Para 7,8% dos respondentes, seria importante ser ouvido por profissional de psicologia. Frente a isso, o Departamento de Ensino está organizando um canal para escuta e acolhimento, a partir do agendamento de horários com profissionais de psicologia e outras especialidades, que atendem o Colégio Politécnico.
Sabão líquido para limpeza em geral é produzido pelo Laboratório de Análises Ambientais
Dentre as principais demandas que este momento de cheias em nosso estado apresenta, a limpeza e restituição dos lares pelas famílias atingidas é ponto crucial. Frente a isso, o Laboratório de Análises Ambientais, coordenado pelo professor Filipe Donato, iniciou a produção de sabão líquido, o qual pode ser utilizado para limpeza em geral, como utensílios de cozinha e pisos. A proposta partiu da preocupação de um estudante e foi logo “abraçada” pelos demais colegas de laboratório.
Durante a semana de 06 de maio, os encontros foram para pesquisas, testes de receitas e desenvolvimento da melhor metodologia de produção. O sabão líquido desenvolvido pelo grupo utiliza como base o óleo de cozinha usado e tem em sua fórmula a utilização de álcool, insumo este que provém da Usina de Etanol do Colégio Politécnico. Para um primeiro lote já produzido, estão sendo disponibilizados 480 litros de sabão líquido, os quais serão destinados para vítimas residentes nos municípios da Quarta Colônia. Para esta produção e doação, é preciso destacar ainda o importante apoio de empresas locais como Aproquímica, Central Plastic e CVI Refrigerantes.
Contato para mais informações: técnico-administrativo em Educação Cristiano de Barros (55) 99617-9727
Pasteurização de leite e produção de queijo, doce de leite e pães é iniciativa do Laboratório de Leite e Laboratório de Panificação
Os laboratórios de Leite e de Panificação do Politécnico também estão disponibilizando sua produção para auxiliar vítimas das enchentes. Estudantes do curso Técnico em Alimentos, acompanhados da professora Magda Monego, estão trabalhando na produção de pães para doação, tendo, até semana passada, produzido 800 unidades.
Em um trabalho conjunto entre Colégio Politécnico e Centro de Ciências Rurais, está sendo processado o leite recolhido pelo Tambo da UFSM e pelo curso Técnico em Zootecnia, com a coordenação da docente Neila Richards (CCR) e do professor Diego Zeni (Politécnico), com participação de estudantes do PPG de Ciências e Tecnologia de Alimentos. O leite é pasteurizado e uma parte utilizada na produção de queijos e doce de leite, mais dois itens somados às doações. Até o dia 10/05, já haviam sido processados aproximadamente 500 litros de leite, sendo 185 litros de leite pasteurizado, 17 Kg de queijo e 64 kg de doce de leite. A distribuição do que é produzido é feita pela equipe do Sistema de Serviço Municipal – SIM/SISB Santa Maria.
Contato para mais informações: professora Magda Monego pelo (55) 99724-3301 ou pelo e-mail depe.politecnico@ufsm.br
Cooperativa dos estudantes, Cespol, organiza conta/pix para apoio à compra de insumos para produção de itens a serem doados às vítimas
Frente às diversas iniciativas organizadas por docentes, técnicos e estudantes, a Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico, Cespol, reuniu sua diretoria e organizou uma conta específica para o recebimento de doações monetárias via pix. O valor arrecadado será utilizado exclusivamente para a aquisição de insumos e outros materiais necessários para a realização das ações promovidas por projetos e laboratórios do Colégio Politécnico, como é o caso de componentes da fórmula do sabão líquido e ingredientes para a produção de pães. Ainda, poderão ser adquiridos itens para compor doações como água, colchões e utensílios em geral para auxílio a vítimas que perderam seus bens. Ao encerramento das ações, toda prestação de contas será divulgada.
A Cespol se coloca também à disposição como ponto de recebimento de doações em geral, especialmente por parte de servidores e estudantes do Politécnico. A diretoria da cooperativa fará a triagem e o encaminhamento de todos os itens recebidos conforme principais demandas levantadas juntamente às instituições que estão atuando no contato com os atingidos pela tragédia. Para contribuir financeiramente com as ações desenvolvidas pelo Colégio Politécnico da UFSM envie pix para a chave (55) 99167-2799, aparecendo o beneficiário como “Cespol”.
Contato para mais informações: professor Vitor Reisdorfer (55) 99967-8481
Fórum de Ações e Respostas a Mudanças Climáticas e Desastres é constituído por docente do Politécnico
No dia 03 de maio, foi constituído o Fórum de Ações e Respostas à Mudanças Climáticas e Desastres, programa de extensão coordenado pela professora Nadianna Rosa Marques do Colégio Politécnico. O objetivo do Fórum é promover um espaço permanente de discussão, fomento e capacitação de profissionais vinculados às políticas públicas e aos serviços que atuam diretamente com a população atingida em situações de desastres, bem como fortalecer o elo entre espaço acadêmico, comunidade e políticas públicas visando prevenção e educação em desastres. O Fórum conta com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Maria RS, do Núcleo de Assistentes Social de Santa Maria e região, do curso de graduação em Serviço Social, do Departamento de Serviço Social da UFSM, do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUCRS, do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Ciência Política da PUCRS e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Trabalho, Saúde e Intersetorialidade NETSI/PUCRS.
No dia 07 de maio, o Fórum realizou o seu primeiro encontro, na sede da SEDUFSM e contou com a presença de profissionais da rede de atendimento de Santa Maria (saúde, saúde mental e habitação), presidente e vice presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, voluntários, acadêmicos da UFSM, professoras do curso de Psicologia da UFSM e docentes dos cursos técnicos em Enfermagem e em Cuidados de Idosos da UFSM. A iniciativa já está em vias de ser formalizada como projeto de extensão da universidade.
Contato para mais informações: professora Nadianna Rosa Marques (55) 99623-1175
Servidores profissionais da saúde se voluntariam no apoio junto ao CDM
Durante a semana do dia 06/05 a 10/05, docentes dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Cuidados de Idosos, do Colégio Politécnico, realizaram plantões de apoio, integrando a equipe de saúde para atender pessoas desabrigadas alojadas no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. As ações desenvolvidas foram: acolhimento com escuta individual e familiar, curativos, administração de medicações, verificação de sinais vitais e de situação vacinal, orientações de saúde. Ainda, estudantes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos realizaram ações de cuidado e acompanhamento de pessoas idosas, que se encontram no abrigo público, auxiliando nas questões de alimentação, higiene e ações de promoção de saúde.
Contato para mais informações: professora Laura Cortes (55) 99959-3650 e professor Guilherme Pinheiro (55) 99951-4389.
Projeto ABAS incentiva doação de absorventes femininos e produtos de higiene pessoal
Mais uma iniciativa promovida por estudantes e servidores(as) do Politécnico foi a arrecadação e doação de absorventes femininos, produtos de higiene pessoal e outros itens necessários às vítimas da atual tragédia, ação desenvolvida por meio do Projeto ABAS, que atuou junto às vítimas alojadas no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (CDM). O Projeto Abas, que trata sobre pobreza menstrual, é conduzido por duas estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM e orientado pelas professoras Marcia Gehrardt e Cláudia Amaral.
Contato para mais informações: professora Cláudia Amaral (55) 99166-5564
Estudantes do Ensino Médio também colocam “mãos à massa”
Como os próprios estudantes divulgaram, garotas e garotos do Ensino Médio do Colégio Politécnico também estão auxiliando, em uma ação que somará forças na produção de pães junto aos estudantes do Técnico em Alimentos. Acompanhados por professores, os estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio também estão buscando doações para contribuir com a produção de mais unidades de panificados e, assim, ampliar o número de pessoas atendidas pela ação. Por meio da iniciativa nomeada como “Ação solidária – Ensino Médio mãos na massa por Santa Maria”, os jovens ainda estão organizados para participar da produção nos próximos dias.
Contato para mais informações: professor Rodrigo Leal (55) 99942-4079
Projeto “Hortas Urbanas Comunitárias em Escolas Públicas de Camobi” contribui com a distribuição de água
Devido às intensas chuvas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de maio, a revisão das estratégias de abastecimento de água tornou-se uma urgência em Santa Maria e em todas as cidades da região. O desabastecimento prolongado impactou milhares de famílias, gerando incertezas que persistem até o momento presente. Na Cohab Fernando Ferrari, a situação foi aliviada graças a uma iniciativa do Colégio Edna May Cardoso. Desde 2022, a escola implementou um sistema de captação de água da chuva, com orientação técnica por meio do projeto de extensão Hortas Urbanas Comunitárias em Escolas Públicas de Camobi, coordenado pelo professor Alejandro Lezcano Schwarzkopf do Colégio Politécnico da UFSM e apoio do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM. A escola tem capacidade de armazenamento de 22.000 litros em caixas d’água doadas pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Essa reserva foi prontamente disponibilizada à comunidade, junto com a água potável armazenada pela escola, quando o fornecimento de água foi interrompido. Aproximadamente 8.000 litros de água potável e 4.000 litros de água da chuva foram fornecidos pela escola, amenizando a situação das famílias da Cohab e do Residencial Monte Belo. Essa circunstância destaca a urgência de repensar o uso da água, promovendo medidas simples como a instalação de sistemas de coleta de água da chuva. Além disso, é crucial considerar a viabilidade de utilizar essa água para limpeza e abastecimento das caixas de descarga dos banheiros. É fundamental mencionar que a escola almeja alcançar a sustentabilidade hídrica por meio da captação e armazenamento da água das chuvas. Esse objetivo, longe de ser inatingível, pode ser concretizado com parcerias colaborativas entre a comunidade, universidades, centros de pesquisa, organizações sociais e o comércio local.
Contato para mais informações: professor Alejandro Lezcano Schwarzkopf pelo e-mail alejandro@politecnico.ufsm.br.
Importante destacar que diversos servidores e estudantes estão envolvidos também em diferentes iniciativas espalhadas pela região, apoiando diferentes grupos de voluntários e associações organizadas para o apoio às vítimas. Para contatar o Colégio Politécnico sobre nossas iniciativas e saber mais sobre como podemos estar apoiando, escreva para assessoriadecomunicacao@politecnico.ufsm.br.
Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM
Fotos e Imagens: acervo dos servidores envolvidos nas ações e Assessoria de Comunicação