A 22ª edição da “Expoagro Afubra” ocorreu entre os dias 19 e 22 de março no Rincão del Rey, Rio Pardo/RS. O evento anual é promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) e possui foco na inovação e desenvolvimento sustentável na agricultura. A feira visa fortalecer os agricultores e diversificar suas atividades.
Durante seus 4 dias de atividades, a Expoagro proporciona um ambiente acessível à população para apresentar tecnologias, produtos e serviços do meio rural, contribuindo para a promoção desses aspectos por meio de demonstrações práticas, exposições e informações em áreas temáticas.
Com a organização a cargo da equipe da Afubra e entidades parceiras, o evento desenvolve uma programação empolgante para os participantes tanto para divulgar as últimas novidades do setor agropecuário aos produtores rurais, quanto para agricultores, empresas e agroindústrias familiares, contando ainda com o apoio de diversos órgãos e entidades ligadas à agricultura, o que resultou em ricas trocas de conhecimentos.
Participação do Colégio Politécnico:
O Colégio Politécnico da UFSM marcou presença na edição de 2024. A feira contou com a participação ativa de professores e alunos da instituição, trazendo inovação e sustentabilidade para o evento.
Dentre os destaques, o professor Marcelo Antônio Rodrigues, do Curso Técnico em Paisagismo, contribuiu para a organização e enriqueceu a participação do Politécnico com seus conhecimentos em projetos ambientais. Já o docente Renato Trevisan, coordenador do Laboratório de Espécies Nativas e Práticas Ambientais (LENPA), destacou-se por sua atuação no resgate de frutíferas nativas e na produção de mudas para a promoção da agricultura sustentável.
Além de sua mentoria, o professor Trevisan apresentou um de seus projetos relacionados à produção de mudas florestais, abordando o cuidado com a biodiversidade e destacando como ciência e educação podem ser aliadas na promoção de um futuro mais equilibrado.
“Nosso objetivo é não apenas preservar as espécies nativas, mas também promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade e do uso responsável dos recursos naturais”, apontou o professor Trevisan.
Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de degustar geleias, de diferentes frutíferas nativas, que em parceria com o Laboratório de Frutas e Hortaliças do Politécnico foram processadas. O processamento de geleias é uma atividade que não apenas agrega valor às frutas nativas, mas também oferece uma alternativa viável para o aproveitamento de frutas excedentes ou comuns em determinadas regiões.
As alunas Carmen Carvalho, do curso Técnico em Paisagismo do Politécnico e Neusa Ludwig do curso Técnico em Agropecuária, que esteve na feira representando os cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Alimentos, estiveram representando o Politécnico e demonstraram profundo comprometimento com a preservação ambiental, trazendo consigo a bagagem de conhecimento adquirida ao longo de seus cursos.
Carmen destacou a importância de usar materiais simples e acessíveis para promover a sustentabilidade:
“Às vezes, as pessoas pensam que fazer arranjos requer um monte de coisas compradas, então essa oficina seriam coisas que a gente tem em casa, como garrafinhas, vidrinhos de perfume, xícaras, coisas que a gente tem no dia a dia, que tu pode montar um arranjinho para uma mesa de café, para uma mesa de almoço, que nada necessite de grandes produções”, contribuiu Carmen.
Carmen e Neusa ressaltaram a relevância do curso Técnico em Paisagismo e do Laboratório de Floricultura do Politécnico na formação e no desenvolvimento de práticas sustentáveis na área, evidenciando a criatividade e a preocupação ambiental presentes nas atividades do evento.
“Participar da ExpoAgro foi uma experiência incrível! Ver o interesse do público, especialmente dos produtores e estudantes, tanto nacionais quanto internacionais, no trabalho do LENPA foi gratificante. Destacar a importância das espécies nativas frutíferas e como elas podem impulsionar a renda na agricultura familiar foi um ponto alto. Ver as pessoas degustando as geléias e doces feitos pelo curso de Técnico em Alimentos foi emocionante, especialmente as crianças. Fico feliz em ver como o Colégio Politécnico da UFSM se destaca no conhecimento dos estudantes e em poder divulgar essa instituição que tanto amo. Mal posso esperar por mais oportunidades como essa!” – Compartilhou Neusa.
Como foi a feira:
Apesar do temporal que atingiu a cidade de Rio Pardo durante a feira, o evento transcorreu de forma intensa e produtiva. Com a presença de mais de 500 expositores, os participantes puderam desfrutar de atividades técnicas, exposições, demonstrações práticas e oportunidades de negócios.
As chuvas intensas na região durante a madrugada do dia 21, penúltimo dia de evento, resultaram em danos significativos à infraestrutura do evento, levando ao cancelamento das atividades programadas para aquele dia por questões de segurança.
Apesar dos desafios enfrentados, a organização do evento conseguiu manter seu propósito de fomentar o desenvolvimento do setor agrícola, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento e networking entre os participantes durante o dia seguinte, marcando o final da edição de 2024.
Próxima edição:
A próxima edição da “Expoagro Afubra” já tem data oficial. A edição de 2025 está programada para ocorrer de 25 a 28 de março. Além de ser a 23ª edição do evento, a feira irá celebrar os 70 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil, entidade responsável por realizar a maior feira do Brasil voltada para a agricultura familiar.
Confira abaixo algumas fotos da participação do Colégio Politécnico:
Texto: Fellipe Medeiros, estudante de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Acervo pessoal da aluna Carmem Carvalho e professor Renato Trevisan.