No último dia 5, na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM), ocorreu a cerimônia de premiação da segunda edição do 14º Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão. Desde 2010, o MTC fomenta a popularização da ciência e promove a interação entre cursos de instituições de ensino superior de Santa Maria e a comunidade local.
Entre 16 trabalhos oriundos de projetos da UFSM participantes do evento, esteve o projeto de extensão Espaço Pachamama, sediado no Colégio Politécnico da UFSM. O laboratório atua de acordo com a Agenda 2030 da ONU e com a Política Nacional de Educação Ambiental, promovendo atividades de educação ambiental lúdica.
A iniciativa, representada por sua bolsista e estudante do curso de Gestão Ambiental da UFSM, Lauren Lovato, conquistou o prêmio Mérito Tratada Cidadão. A jovem obteve pontuação máxima nos quatro quesitos avaliados: percepção do contexto no qual o trabalho se insere, capacidade de análise crítica, atitude propositiva e disposição de contribuição ativa.
Para Lauren, a experiência foi uma oportunidade de compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo de sua graduação e trajetória como bolsista. “É muito proveitoso poder trazer reconhecimento para o Espaço Pachamama e difundir a educação ambiental de modo lúdico e dinâmico”, declara.