A PoliFeira do Agricultor, vinculada ao Colégio Politécnico da UFSM, busca, desde 2017, levar alimentos saudáveis e de produção familiar para a comunidade acadêmica, além de proporcionar um ambiente de visibilidade e geração de renda para os agricultores da região central. Com o intuito de ampliar o número de feirantes, a organização do projeto torna o edital de ingresso disponível durante o ano todo. De acordo com o coordenador da PoliFeira, Cristiano Dotto, “o que muda agora é que esse edital passa a ser de fluxo contínuo, então, sempre está aberto para agricultores”.
Os interessados devem realizar sua inscrição de forma digital pelo e-mail polifeiradaufsm@politecnico.ufsm.br, ou entregar a documentação à equipe da feira até o dia 20 de cada mês. São requisitos para a inscrição: visitar a feira nas terças-feiras de manhã, mediante agendamento prévio, e receber a equipe de assistência técnica em suas propriedades para obter orientações básicas sobre o funcionamento das atividades.
Os participantes devem ser agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), residentes do meio rural, com inscrição estadual no Bloco de Produtor e produção própria. Além disso, os produtores devem estar dispostos a fornecer alimentos para a análise de resíduos químicos, realizada pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP). Para a comercialização de produtos de origem animal é necessário ter o registro no Serviço de Inspeção Municipal.
O resultado do processo seletivo será divulgado no último dia útil de cada mês, por meio de publicação no site do Colégio Politécnico da UFSM e no Instagram da feira @polifeira. Para mais informações, acesse o edital AQUI.
HORÁRIOS E LOCAIS:
– PoliFeira do Agricultor no campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 13h às 17h30min; todos os domingos no Largo do Planetário, das 14h às 18h.
– PoliFeira do Agricultor na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;
Texto: Victor Souza, acadêmico de Jornalismo e bolsista da PoliFeira do Agricultor
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM