Alunos do primeiro ano do Ensino Médio desenvolvem Projeto de Criação de Países

Usando a criatividade, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico, desenvolveram países fictícios, que fossem perfeitos na perspectiva dos participantes. A atividade foi orientada pelos professores Rodrigo Leal, Fabrico Halberstadt e Sônia Moreira na disciplina de Projetos Colaborativos 1. O trabalho teve como objetivo oportunizar o trabalho em equipe, fazendo com que os participantes explorem tarefas de pesquisa e construção da ampla variedade e complexidade dos aspectos que compõem um país. Além disso, os discentes exercitam sua criatividade, diálogo entre o grupo, criticidade e também mostram alternativas viáveis para a resolução de problemas reais.

Nesta Quinta Feira (09), na sala inovadora, os estudantes apresentaram seus países, em forma de uma feira de vendas, aos professores e servidores do Politécnico. Ao todo foram nove países construídos, e todos demonstraram aos visitantes elementos que formavam seus países fictícios como: localização, economia, turismo, trajes e comidas típicas, entre outros, ainda era mostrado  os discursos de simulação da ONU que foram gravados por um representante de cada país. Cada visitante recebe uma planilha para ajudar na avaliação final de cada apresentação.

Estudantes apresentando seus países fictícios. Fotos: Assessoria de Comunicação

Construção do projeto

O projeto vem sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, os alunos formaram grupos de 4 e 5 integrantes, e cada grupo ficou responsável pela criação de um país fictício. Os professores apresentam os aspectos e características que devem ser elaborados por eles para a criação de seu país, como: Localização, mapa, nome, aspectos físicos, políticos, históricos, culturais, língua, moeda, bandeira, entre outros. A cada semana os grupos receberão  uma atividade diferente, que era desenvolvida em sala de aula, realizando as tarefas com pesquisas, visitas a campo e oficinas. Algumas das atividades que já foram executadas pelos estudantes foram: Encontros de discussão em grupo; oficina de localização e georreferenciamento com prática à campo, oficina de oratória; aulas práticas de construção de território, bandeira, cédula, folders com informações turísticas; e gravação de um discurso para uma assembleia geral da ONU.

Atividade de georreferenciamento