Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre o Processo Seletivo 2024

Onde encontro informações sobre o Processo seletivo 2024 dos colégios da UFSM, Politécnico e CTISM?

Na página ufsm.br/colegios você tem acesso aos editais e aos Manuais do Processo Seletivo 2024. Nesses documentos, você encontra todas as orientações sobre o Processo seletivo dos colégios Politécnico e CTISM, tanto para os cursos técnicos, como para os ensinos médios.

Qual o processo completo para realizar a inscrição?

Para confirmar sua inscrição no Processo Seletivo você precisa realizar a inscrição por meio do link no site ufsm.br/colegios, selecionando a opção de curso que você busca. Após a inscrição feita é preciso gerar o boleto e pagar até a data de vencimento. Só após isso, sua inscrição estará totalmente realizada. Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento do formulário de inscrições, confira neste link o passo a passo.

Onde posso pagar o boleto da inscrição do Processo Seletivo 2024?

O boleto emitido após a inscrição deve ser pago exclusivamente em uma agência do Banco do Brasil, seja via banco ou internet banking.

Como seu que pessoas considerar em minha Faixa de Renda familiar per Capita (FRC)?

Para o cálculo de sua renda familiar per capita você deve considerar de acordo com a formação do seu grupo familiar. Confira mais informações nas páginas 12 e 75 do Manual do Processo Seletivo ou ligue para (55) 3220-9420 (ramal 203).

Para cursar um curso técnico no Colégio Politécnico, preciso ter concluído o Ensino Médio?

Sim, os cursos técnicos do Politécnico são subsequentes, ou seja, pós-ensino-médio. No momento da confirmação de vaga será obrigatório apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.

Para fazer um curso técnico no Colégio Politécnico, preciso ter cursado o ensino médio da UFSM?

Não, você pode ter concluído qualquer curso de ensino médio, incluindo os EJA/PROEJA.

Sou aluno de graduação da UFSM, posso cursar um curso técnico no Colégio Politécnico?

Sim, alunos matriculados em cursos de graduação da UFSM podem participar do processo seletivo dos colégios da UFSM e, se aprovados, podem cursar um curso técnico também.

Há um limite de idade para cursar um Curso Técnico no Colégio Politécnico da UFSM?

Não, você pode cursar um curso técnico do Politécnico com qualquer idade, desde que você tenha o ensino médio concluído, pois nossos cursos técnicos são todos pós-médio.

Como são as provas do Processo seletivo dos colégios da UFSM?

As provas do Processo Seletivo 2024 serão realizadas no dia 17 de dezembro de 2023 (domingo). A prova para quem se inscrever para a seleção ao ensino médio, será no turno da manhã, das 8h às 12h, sendo comporta por 50 questões (12 de Língua Portuguesa; 12 de Matemática; 08 de Biologia; 03 de Física; 03 de Química; 06 de História e 06 de Geografia). A prova para quem se inscrever para algum curso técnico pós-médio será no turno da tarde, das 14h às 18h, composta por 50 questões: Português (10 questões); Matemática (10 questões); Biologia (06 questões); Física (06 questões); Química (06 questões); História (04 questões); Geografia (04 questões); Filosofia (02 questões) e Sociologia (02 questões). Neste link, você confere mais informações sobre as provas ou no Manual do Processo Seletivo, disponível em ufsm.br/colegios.

Qual o local de realização das provas?

No dia 29/11, no site do processo seletivo (ufsm.br/colegios), será divulgada a lista de pessoas inscritas com seus respectivos locais de prova.

É possível fazer a prova do Ensino Médio do Politécnico e do CTISM ou precisa escolher um?

As provas para o Ensino Médio do Colégio Politécnico e do CTISM serão realizadas no mesmo dia e horário (dia 17/12/2023, das 8h às 12h), então é preciso optar para qual colégio você irá realizar a inscrição.