O Colégio Politécnico da UFSM foi representado pelas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio na 3ª edição da Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho da UFRGS/2023. O encontro, também chamado de MOSCLING, ocorreu de modo híbrido, sendo online nos dias 11 e 12 de setembro – modalidade em que os estudantes do Politécnico participaram – e presencial nos dias 13 e 14. A mostra foi sediada no Campus Litoral Norte da Universidade, localizado no Município de Tramandaí – RS.
O evento tem como principais objetivos fomentar atividades científicas e tecnológicas em todo o âmbito educacional e popularizar a ciência a fim de estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico. Entre outras diversas metas de promoção de educação e integração com todos os níveis de ensino, a MOSCLING visa, também, despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa e o reconhecimento do Campus como potencial opção para o Ensino Superior.
A participação dos estudantes do Politécnico se fez por meio de duas apresentações. O plano de ensino “Educação Patrimonial: uma oportunidade de educação inovadora no Ensino Médio”, da 2ª, série e o projeto em desenvolvimento “Arte Cemiterial: a tecnologia a favor da preservação de um patrimônio”, da 3ª, foram as ideias expostas.
A proposta da 2ª série pretende contribuir com uma educação inovadora e envolver o educando como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Com o tema “Patrimônio histórico cultural de Santa Maria/RS”, a turma foi representada pelos colegas Juliana Neves e Leonardo Cassol. Os professores Márcia Gerhardt e Guilherme Barros orientaram a atividade nas disciplinas de Arte e Língua Portuguesa com o apoio da professora Cláudia Amaral, na Língua Inglesa.
O plano objetiva a criação de um folder em Língua Portuguesa e Inglesa de turismo e de um vídeo/padlet convidativo para que as pessoas conheçam a cultura de Santa Maria. O propósito é oportunizar que os estudantes se reconheçam como sujeitos ativos na preservação do patrimônio da cidade e sensibilizar os jovens quanto à preservação e valorização de memórias e da história.
A vontade da turma foi contextualizar a Arte, a História e as Línguas Portuguesa e Inglesa com os diferentes espaços e fatos cotidianos da cidade e da sociedade local. O grupo se classificou em 1º lugar na categoria de Linguagens – Ensino Médio. A premiação é uma credencial para participar da 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 12ª Feira de Ciências Univates em Lajeado/RS.
Já o projeto de Arte Cemiterial, da 3ª série, foi apresentado pelos estudantes Antônio Fração, Victória dos Santos e Felipe Ferreira e orientado pelos professores Márcia Lenir Gerhardt e Valmir Vieira. Essa etapa da proposta, ainda em desenvolvimento, almeja criar um aplicativo para que a sociedade possa acessar esse modelo de arte de modo mais prático.
Essa iniciativa, que representou a inovação e a integração da comunidade geral proposta pelo Politécnico, envolve educandos do Ensino Médio, Técnico e Superior em uma abordagem interdisciplinar. A ação não apenas valoriza a arte cemiterial, mas também sensibiliza a população sobre a importância da preservação desse patrimônio, muitas vezes colocado na periferia da visão cultural e artística brasileira.
Confira abaixo registros da participação e dos projetos na MOSCLING UFRGS Litoral: