Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico participa do programa Saúde da Escola

Atividades formam parte de estágio supervisionado e difundem, de forma lúdica, temas de saúde

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico, em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde Walter Aita (bairro Camobi, Santa Maria), realizaram atividades do Programa Saúde na Escola no Colégio Estadual Edna May Cardoso. Esta política pública objetiva contribuir para a formação integral de crianças e jovens por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, assim como busca enfrentar as vulnerabilidades que podem comprometer o pleno desenvolvimento deste público. As atividades foram desenvolvidas durante o período de Estágio Curricular Obrigatório e sob a supervisão direta da profa. Enfermeira Dra. Rosylaine Moura nos dias 11, 12 e 13 de setembro.

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem orientam escovação dental correta (Fotos: profa. Rosylaine Moura/Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico)

Nesta ocasião, foram trabalhados com as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental os seguintes temas: higiene corporal, higiene das mãos, higiene bucal e alimentação saudável, complementadas por práticas de escovação dos dentes, higienização das mãos e simulação do banho corporal. Também foi avaliada a situação vacinal e os dados antropométricos das crianças, como: peso, estatura e índice corporal e dado o devido encaminhamento, nos casos necessários.

Como última atividade foi realizada uma “Oficina de Preparo de Salada de Frutas” que foi protagonizada pelas crianças, orientada e supervisionada pelos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem e degustada por todos ao final.

Crianças participam de atividades sobre alimentação saudável e, em seguida, participam de preparo de uma salada de frutas (Fotos: profa. Rosylaine Moura/Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico)