Seleção de Bolsista para Projeto de Ensino Nº 052742: “Construção de Alternativas Pedagógicas que Visam Contribuir para o Processo de Ensino-aprendizagem dos Estudantes do Colégio Politécnico”

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atendendo à Resolução N.001/2013, que dispõe sobre a concessão, critérios de acesso, permanência e suspensão de Bolsas Estudantis de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da UFSM, está selecionando bolsista para construir estratégias pedagógicas que contribuam para o desempenho acadêmico, para a redução da evasão e para a melhoria dos índices de qualidade dos cursos de Educação Profissional Técnica e Tecnológica de Graduação do Colégio Politécnico da UFSM e do Ensino Médio, favorecendo a formação integral do estudante.

1. VAGAS
    Está sendo ofertada 1 (uma) bolsa, conforme quadro abaixo, com vigência de outubro de 2023 até dezembro de 2023.
    Vagas Cursos
    01 Educação Especial ou Pedagogia
  2. DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
    As bolsas serão distribuídas conforme disponibilidade e necessidade do setor; o(a)s candidato(a)s suplentes e cadastro reserva poderão ser chamado(a)s durante a vigência do edital, de acordo com a classificação dentro da área de formação, conforme a necessidade do setor e a disponibilidade de recursos financeiros.
  3. ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
    1. Realização de acolhimento e acompanhamento/apoio pedagógico de estudantes do Colégio Politécnico;
    2. Cumprimento do Código de Ética da profissão, assim como do Código de Ética e Convivência Discente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
    3. Cumprimento da carga horária no TURNO DA MANHÃ.
    4. Elaborar e entregar relatório dos atendimentos e atividades desenvolvidas.
  4. PRÉ-REQUISITOS DOS CANDIDATOS
    1. Poderão se inscrever estudantes do Curso de Educação Especial e/ou Pedagogia regularmente matriculados na UFSM, e que não possuam nenhuma outra bolsa institucional ou vínculo empregatício.
    2. Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais, turno da manhã, para o cumprimento de suas atividades.
  5. BOLSA
    O valor mensal da bolsa é de R$ 500,00 (quinhentos reais), durante o período de vigência.
  6. INSCRIÇÕES
    1. A inscrição deverá ser realizada mediante o envio dos seguintes documentos:
      comprovante de matrícula, histórico acadêmico simplificado e currículo do(a) candidato(a).
    2. O envio dos documentos deve ser realizado pelo e-mail: direcaodeensino@politecnico.ufsm.br até dia 27 de setembro de 2023.
  7. PROCESSO DE SELEÇÃO
    A seleção será feita com base na análise do currículo, do Histórico Acadêmico e entrevista.
    O resultado será divulgado no dia 29 de setembro de 2023. A ENTREVISTA será realizada no dia 28 de setembro de 2023. O horário de cada entrevista será enviado por e-mail, conforme o número de inscritos.
  8. DIREITOS
    1. O bolsista selecionado terá os seguintes direitos:
      1. Ter horário definido para o exercício de suas atividades como bolsista, sem prejuízo de suas demais atividades acadêmicas;
      2. Receber orientações que se fizerem necessárias para o desempenho de suas atividades.