Novos espaços do Colégio Politécnico: Conheça o Laboratório de Microbiologia

Com espaço equipado e estruturado, Laboratório atende diversos cursos da instituição

Atividades realizadas no Laboratório de Microbiologia (Foto: Assessoria de Comunicação)

No último mês, junto ao Espaço Dinâmico Interativo – cujo texto de apresentação pode ser acessado por aqui -, o Colégio Politécnico inaugurou como um dos seus novos espaços o Laboratório de Microbiologia. Com o propósito de ser utilizado para o estudo científico de microrganismos, a sala possui aparatos tecnológicos e capacidade para atender um grupo de 21 pessoas.

Profa. Andréia Cirolini, profa. Marta Von Ende, diretora do Politécnico, e reitor da UFSM prof. Luciano Schuch durante evento de inauguração (Fotos: Assessoria de Comunicação)

Sua criação teve o objetivo de oferecer aos estudantes, servidores e técnicos da área um ambiente apropriado, seguro e com condições adequadas de trabalho. Na ocasião da inauguração, a diretora profa. Marta Von Ende salientou a especial importância das atividades práticas na Educação Tecnológica, já que os cursos formam profissionais que buscam o ingresso mais direcionado ao mercado de trabalho e necessitam da experimentação e da prática para sua formação. Atualmente, os equipamentos são utilizados pelos cursos Técnico em Alimentos, na disciplina de Microbiologia de Alimentos, e em Farmácia, para aulas de Microbiologia Básica.

Atividades no laboratório podem ser desenvolvidas durante aulas regulares ou projetos (Foto: Assessoria de Comunicação)

As instalações estão disponíveis também para demais cursos que necessitem ocupá-las em exercícios relacionados a esse campo da biologia. Além de promover ações em diferentes eixos da Educação Profissional e Tecnológica, o laboratório, agora ampliado, também atenderá processos de pesquisa e extensão. De acordo com a professora do setor de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Andréia Cirolini, o novo recinto é amplo e adequado para atividades práticas. “Ele possibilita que os alunos desenvolvam habilidades e competências específicas e auxilia na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, complementa.