Com parceria que dura mais de 30 anos, Colégio Politécnico da UFSM e Itaimbé Máquinas de Santa Maria desenvolvem mais um projeto: a criação do “Laboratório de Tecnologias de Agricultura Digital”. O espaço será instalado na área nova do Politécnico e tem previsão de inauguração no final deste ano.
A utilização do novo laboratório se dará em aulas práticas de diversos cursos do Colégio, em especial o curso Técnico em Agricultura de Precisão. “A criação do laboratório surgiu da necessidade de um espaço interativo que proporcionasse o contato direto dos alunos com as tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas”, comenta Luciano Pes, Coordenador curso Técnico em Agricultura de Precisão.
Hoje em dia, máquinas e implementos agrícolas possuem uma variedade de componentes tecnológicos, sendo necessária a manipulação e visualização na prática para um melhor entendimento da sua instalação e funcionamento.
O laboratório contará com diversos equipamentos, como: piloto automático, antena receptora de sinais de GNSS, diversos sensores, atuadores e demais componentes da eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, monitores, entre outros. O investimento para o laboratório consistirá na adequação física (reforma) de um espaço para abrigar a sala, bem como a instalação de forro, climatização e mobiliário, que serão de responsabilidade do Colégio Politécnico. Todos os demais equipamentos relacionados com a eletrônica embarcada das máquinas agrícolas serão cedidas mediante comodato pela empresa Itaimbé Máquinas.