Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os novos espaços inaugurados no Colégio Politécnico: Espaço Dinâmico Interativo



Na última quarta-feira, 24 de agosto, novos espaços foram inaugurados no Colégio Politécnico, além da apresentação da revitalização do Bloco A, unidade mais antiga da instituição, que recebeu reparos e melhorias. Um dos espaços inaugurados foi o Espaço Dinâmico Interativo, projeto elaborado pelo Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Cachoeira do Sul. A sala está localizada no Bloco G do Colégio Politécnico.

Confira a notícia sobre o evento de inauguração elaborada pela Agência de Notícias da UFSM

Reitor Luciano Schuch durante sua fala na inauguração do Espaço Dinâmico e Interativo (Foto: Maria Clara Mocelin/Assessoria de Comunicação Colégio Politécnico)

Conforme relatou o reitor Luciano Schuch, a verba para a instalação do espaço foi obtida com a premiação da UFSM como uma das universidades mais empreendedoras do Brasil. No momento do investimento dessa verba, o que guiou a escolha foi o propósito de promover espaços e atividades que favorecessem a inovação não só em âmbitos específicos de empreendedorismo e inovação, mas também nas unidades de ensino e no dia a dia dos estudantes. O reitor enfatizou que é justamente nesses espaços e nessa convivência onde nascem as ideias e iniciativas que, mais tarde, frutificarão em pesquisas, projetos e empreendimentos. 

 

Inovação e promoção da criatividade

Considerando o fato de que o espaço em que uma aula se organiza pode determinar as relações e as interações dos participantes, a sala foi pensada para ser um local onde os professores pudessem desenvolver metodologias de ensino que fugissem do habitual, e assim, instigar a integração e criatividade dos estudantes. Conforme o projeto da arquiteta Renata Zampieri, em conjunto com as discentes Nadiane Joris e Rhaíssa Porto, por meio do estilo dos móveis, a paleta de cores adotada, a paginação de piso, entre outros elementos, a sala de aula foi pensada para “promover a criatividade e instigar os alunos e professores a desenvolver metodologias de ensino e atividades diferenciadas”. 

Recorte do projeto arquitetônico mostra uma das possibilidades de layout
(Imagem: Escritório Modelo)

O layout editável da sala permite diferentes tipos de organização e conta com grama sintética, balanço, arquibancada, instalações elétricas diferenciadas, entre outros elementos. Esse modelo foi desenvolvido para ser adaptado a todos os campi e centros de ensino da Universidade Federal de Santa Maria e aceita modificações conforme a necessidade das unidades de ensino. Confira abaixo algumas imagens da sala, que está disponível para uso dos servidores e alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

(Fotos: Maria Francisca Mello/Assessoria de Comunicação Colégio Politécnico)
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-7512

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes