Quais são os desafios para cuidar de uma pessoa idosa, no contexto da nossa região? Como é possível melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e, ao mesmo tempo, a condição de trabalho dos seus cuidadores? É por meio de perguntas como essas que o II Fórum Integração Ensino-Serviço do Curso Técnico em Cuidados de Idosos vai guiar suas discussões no dia 15 de agosto, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM.
O evento busca, além de aproximar o Colégio das instituições nas quais os alunos do curso realizam estágio, ampliar a discussão sobre o tema de cuidados com pessoas idosas em diferentes situações, contemplando também aqueles que possuem familiares idosos ou cuidam diretamente deles. Será debatida a conjuntura da população idosa do município de Santa Maria, assim como os desafios da formação de cuidadores de pessoas idosas. A primeira edição do evento ocorreu em 2019 e, desde então, são levantados debates sobre a profissão a fim de qualificar seu atendimento às demandas sociais, além de possibilitar uma avaliação das expectativas profissionais e educacionais de técnicos já formados e estudantes da área para promover melhorias no curso.
A programação, que tem início às 9h da manhã, conta com mesa de abertura e espaços para interação entre os participantes. No turno da tarde, após intervalo, está planejado um momento artístico-cultural, seguido por uma mesa redonda sobre a valorização e reconhecimento da profissão Técnico em Cuidados de Idosos. O fórum será encerrado às 17h, depois de um café com plenária.
O evento é aberto a egressos, estudantes – incluindo aqueles que já tiveram vínculo com o curso e não puderem concluí-lo – assim como à comunidade com interesse no tema. As inscrições devem ser feitas por meio do link a seguir até o dia 13 deste mês.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: tecnico.cuidadosdeidosos@ufsm.br
Conheça mais sobre o Curso Técnico em Cuidados de Idosos